Ação inspiradora em escola ajuda crianças na desconstrução de estereótipos de gêneros
Para saber como crianças pensam quando são questionadas sobre o gênero de profissionais, uma escola em Londres, na Inglaterra, preparou uma ação surpresa aos alunos.
Na sala de aula, foi pedido aos estudantes que desenhassem um piloto de avião, um bombeiro e um cirurgião, como eles imaginavam que eles seriam na vida real. O resultado foi de 61 desenhos representando homens nestas profissões e somente cinco ilustrações mostrando mulheres sendo estes profissionais.
- Mês das crianças chega com programação especial no Sesc Santo André
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Mãe se revolta após escola dizer que desenho de criança é ‘inapropriado’
O teste era para entender como as crianças pensam nessas profissões em relação ao gênero das pessoas que as exercem. Como na língua inglesa não há diferença de masculino e feminino nos “nomes” das profissões, como acontece em português, os pequenos não foram influenciados pelo gênero das palavras.
A experiência – uma iniciativa da organização Inspiring The Future, com criação da ação pela agência MullenLowe London – mostra a importância de ressaltar para as crianças sobre a não distinção de gêneros nas profissões. Com esse tipo de incentivo, crianças passam a entender melhor que as inúmeras possibilidades de mercado estão direcionadas tanto para homens, quanto para mulheres.
O vídeo, que foi traduzido ao português pela Empodere Duas Mulheres, alerta para o fato de que os estereótipos de gêneros são definidos em um indivíduo entre os cinco e os sete anos de idade.
Assista aqui ao vídeo com legenda em português!
Leia ainda: