Crianças da Califórnia vão aprender sobre História LGBT na escola
Crianças e adolescentes da Califórnia, nos Estados Unidos vão estudar a história do movimento LGBT com o objetivo de aprender a respeitar as diferenças. Autoridades da Califórnia decidiram, após votação unânime, que o tema deverá ser incluído no currículo de aprendizagem dos estudantes. O Conselho Estadual de Educação do estado aprovou a inclusão do estudo sobre as contribuições de grupos minoritários no contexto histórico-social americanos.
O conteúdo LGBT será incluído no currículo do ensino básico, fundamental e médio em todo o estado. Na quarta-série os alunos aprenderão sobre “o surgimento das primeiras organizações de direitos gays do país na década de 1950”. O estado da Califórnia foi um dos primeiros a apoiar movimentos LGBT desde 1970 e já garante o direito ao casamento homoafetivo.
O manifesto de apoio destaca ainda que o currículo escolar há muito tempo precisava ser mais inclusivo, também para deixar estudantes gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros mais confortáveis no ambiente escolar. Um dos representantes da educação municipal da cidade de São Francisco comemorou a notícia: “Estamos orgulhosos por representar parte fundamental da história de um estado tão diverso.” Nas aulas, crianças aprenderão sobre diversidade e os vários tipos de família, enquanto adolescentes da segunda a quarta série serão informados sobre direitos e a biografia das principais personalidades simpatizantes à causa LGBT.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
As atualizações são parte de uma reforma mais ampla da história e ciências sociais currículo da Califórnia. Além do movimento LGBT a nova proposta didática também deverá incluir no currículo dos alunos conteúdo voltado para a educação eleitoral, financeira e a história de pessoas com deficiência.