ONG constrói escolas com garrafas pet pela América Latina
É possível unir educação e sustentabilidade para resolver dois problemas sérios de uma só vez: a falta de escolas e o excesso de lixo? Esta é uma questão que a ONG Hug It Foward decidiu responder através da construção de escolas feitas de garrafas pet.
Em sete anos de existência, a ONG já construiu 77 escolas pela América Latina usando as garrafas nas paredes. Cada uma delas gerou um custo de 6.500 dólares à organização, que é um valor muito menor do que o de uma construção normal.
- Leia também: Conheça escolas infantis com projetos inovadores
Em cada projeto são aproveitadas cerca de 7.000 garrafas pet, usadas como “recheio” das paredes, já que a base e o acabamento são feitos com cimento. Para serem transformadas em “tijolos” ecológicos, as garrafas são recheadas de lixo não biodegradável, coletado pela própria população – inclusive por crianças – que será beneficiada com a nova escola.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
A construção conta com o trabalho da ONG e também da comunidade local, que é capacitada e convocada para colocar a mão na massa. As crianças que irão estudar na “escola de garrafas” também participam do processo, o que ajuda na conscientização ecológica antes mesmo da escola existir.
As escolas construídas com garrafas pet ficam com a mesma estrutura de uma construção tradicional, tanto na estética, quanto em termos de segurança. Porém, com mais vantagens: o impacto positivo no meio ambiente e a garantia de educação para mais crianças.
Além de realizar as construções, a ONG ainda disponibiliza gratuitamente um manual para que outras cidades sejam beneficiadas com as “escolas de garrafas”.
Veja mais: