Descubra a Rota Ecológica no litoral norte de Alagoas

20/11/2015 16:59 / Atualizado em 07/05/2020 01:20

Com aproximadamente 300 km de extensão cercados por uma barreira natural construída a milhares de anos por corais, a fantástica Rota Ecológica ou Costa dos Corais está localizada no litoral norte de Alagoas e atraí turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas á beira mar e um turismo ecologicamente sustentável.

A região que começa a poucos quilômetros de Maceió e termina na divisa do Pernambuco, contém o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Em maré baixa é possível nadar nas centenas de piscinas naturais tudo isso ao lado de uma variedade enorme de peixes.

A região foi preservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior e só retorna à costa litorânea em Maragogi. Os pouco mais de 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga são servidos por uma estrada secundária, com um trecho de asfalto (até Porto de Pedras), uma balsa (para atravessar o rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga) e um trecho que alterna estrada de chão com paralelepípedos (em Japaratinga).

 
 
 
 

Como chegar:

A maneira mais rápida para chegar a Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela AL-101 em direção a Barra de Santo Antônio, pegue o desvio para estrada secundária que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

São Miguel dos Milagres:

A mais conhecida vila de pescadores do litoral Alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro dos muitos turistas que visitam a capital alagoana a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas. As primeiras praias do percurso são as do Merceneiro e a do Riacho.

 
  - Istock

Praia do Patacho

A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. Por não possuir acesso para carros o local é bem reservado e possui ótimas referências gastronômicas. Se desejar fazer alguma refeição na região é preciso fazer uma reserva com antecedência ou se hospedar em algum hotel.

 
 

 

Veja a matéria completa aqui.