Bolsa que carrega o celular vence hackathon de moda e tecnologia
A praia é um dos poucos lugares onde a gente se afasta um pouco de eletrônicos e celulares para dar aquela relaxada. Mas, se você não consegue ou não pode se desconectar, vai gostar de conhecer a invenção vencedora do Hackathon WeAr, uma espécie de maratona de ideias que une a moda ao mundo digital: uma bolsa que carrega o celular.
Desenvolvida pelo grupo Condutivas, a bolsa de praia capta a energia do sol e carrega o dispositivo por indução, ou seja, sem a necessidade de fios.
O segundo lugar ficou com a Cycle Jacket, jaqueta que transmite sinais de LED para aumentar a segurança de ciclistas e corredores, e a terceira posição, para a Sound Jacket, também uma jaqueta, mas que controla o celular por comando de voz.
- UNG oferece diversos cursos gratuitos de férias; veja como se inscrever
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
- Como prevenir e diagnosticar o câncer colorretal a tempo
- Aston Villa x West Ham: Aproveite a odd 6.00 para Paquetá marcar
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
O Hackaton WeAr, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi criado no ano passado e é promovido pela C&A em parceria com o Instituto Europeo di Design.
Quarenta profissionais de moda e engenharia participaram desta segunda edição, com a missão de desenvolver peças funcionais, sem gênero, que possam atender uma determinada demanda ou facilitar a vida das pessoas.
Uma camisola para grávidas que capta os batimentos cardíacos do bebê e uma camiseta que responde perguntas das crianças através da inteligência artificial Watson, da IBM, também estiveram entre os projetos finalistas.
Ao todos, foram 200 ideias inscritas, todas focadas em wearables, ou seja, dispositivos tecnológicos que podem ser usados como peças de vestuário.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.