Casa de papelão dispensa fundação e dura 100 anos
Se essa fosse uma das moradias dos porquinhos que, na fábula, são sopradas pelo lobo, não pense você que ela sucumbiria facilmente apenas devido ao material de que é constituída. Sim, trata-se de uma casa de papelão, mas feita para durar cerca de 100 anos.
Seu projeto foi realizado por um estúdio de design holandês chamado Fiction Factory. E ele caprichou na engenharia da WikkelHouse, nome com o qual a estrutura foi batizada.
Esqueça as possíveis fragilidades. A casa é relativamente leve de fato – pesa seis toneladas, o que possibilita que seja transportada por caminhão e dispense uma fundação no local em que será colocada.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Porém, é robusta em sua constituição, por ser feita de 24 camadas de papelão de alta qualidade que se mantêm de pé graças ao uso de uma supercola para unir todo o conjunto modular. A substância ainda é responsável pela durabilidade da moradia – que também é revestida de madeira – e sua resistência às intempéries.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Seu uso não difere do das casas comuns: ela tem cozinha, banheiro e chuveiro, como de costume nas habitações. E com uma grande vantagem: segundo a Fiction Factory, a WikkelHouse é três vezes mais sustentável que uma edificação tradicional.
A casa de papelão custa a partir de € 30 mil (cerca de R$ 127 mil), não incluindo transporte e instalação. As 12 unidades já existentes estão todas na Europa – Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Escandinávia, Luxemburgo e Reino Unido–, mas a fabricante, que dá 50 anos de garantia para sua invenção, pretende ampliar logo o alcance da novidade.
Leia também: Painel solar coleta água do ar e produz 5 litros por dia
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.