Saiba como fazer confetes sustentáveis com folhas e flores
O Carnaval já tomou conta das ruas de Norte a Sul do país. Além das fantasias criativas, marchinhas animadas e muito brilho, o que sempre sobra na festa de foliões de todas as idades é uma verdadeira enxurrada de confete e serpentina.
Tudo estaria perfeito se, ao final de cada dia de folia, toneladas de papel não fossem parar em bueiros e rios, poluindo ainda mais as cidades.
Ambientalistas e ONGs têm alertado sobre a necessidade de aproveitar esta grande festa popular com responsabilidade, sem descuidar do meio ambiente.
- Chuva preta faz mal à saúde? Saiba como esse fenômeno pode te afetar
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Já ouviu falar em vitamina P? Saiba por que ela é importante
- 10 trabalhos manuais para fazer com as crianças
Para não abrir mão da tradição que deixa o Carnaval ainda mais colorido, têm surgido nas redes sociais algumas sugestões de confetes sustentáveis, feitos com folhas de plantas e pétalas de flores secas.
Tão coloridos quanto os de papel, mas muito mais sustentáveis, eles são baratos e qualquer um pode fazer em casa.
Como? Basta recolher e juntar o material que fica caído nas ruas ou nos jardins e usar um furador de papel para cortar o confete.
Quanto mais variedade e cor, mais bonitos ficarão. E ainda é possível inovar na forma, usando furadores em formato de corações e florzinhas, por exemplo.
Além de ter uma decomposição rápida, os confetes naturais não têm resíduos químicos. Assim, fica fácil aproveitar o Carnaval sem peso na consciência.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.