4 dicas para reformar a casa sem quebra-quebra
Se o azulejo ou piso da sua cozinha, banheiro ou área de serviço tem aquela cor meio duvidosa, que te remete aos anos 70, mas você não quer gastar muito para trocar, muito menos passar pela dor de cabeça da reforma, vale apostar em outras soluções mais rápidas e econômicas. Confira as opções:
Pisos vinílicos
O piso vinílico é perfeito para quem busca agilidade na hora da reforma, e a boa notícia é que ele pode ser usado em qualquer ambiente interno: da sala à cozinha. Alguns modelos são colados com adesivos específicos, fornecidos pelo fabricante, outros funcionam com o sistema de “click”, que dispensa cola na instalação. A única exigência é que a superfície esteja bem nivelada. Isso geralmente é feito com uma massa niveladora de cimento e cola PVA.
Além da economia, o piso vinílico tem outras vantagens: no calor, não aquece como os carpetes e, no inverno, é mais aconchegante que o piso frio. Exite uma inúmera variedade de cores e estampas. Algumas imitam perfeitamente o visual de madeira de demolição.
Cozinha coberta com o piso que imita madeira de demolição[/img]
Adesivos e papel de parede
Uma das soluções mais versáteis é a aplicação de adesivos e papéis de parede. Eles podem mudar o estilo da sua casa inteira com muita rapidez. Além, é claro, de ser mais em conta que instalar azulejos. As opções também são inúmeras, existe até modelos que imitam parede de tijolinhos.
Cozinha com aplicação de adesivo hidráulico
Pintura de azulejo
Ainda falando sobre as paredes, outra opção bem barata e que dispensa quebra-quebra é a pintura de azulejos. A tinta não é a mesma que usamos para pintar paredes e, como exige cuidados especiais na aplicação, é recomendável a ajuda de um profissional.
Trocar o rejunte
Se os azulejos não estão assim tão feios, mas se o que incomoda é o rejunte, vale fazer uma nova aplicação. Parece um detalhe, mas essa troca pode dar uma cara nova ao ambiente.