Dicas práticas para deixar sua casa organizada
Para deixar sua casa em ordem, com todas as coisas em seus devidos lugares e de forma organizada, coloque em prática essas dicas:
- Desapego já!- Gastamos muito tempo da nossa vida administrando coisas de que não precisamos. Esta é uma regra de ouro para a organização: quando você tem somente o que usa, acaba ganhando tempo e fazendo menos bagunça. A cada seis meses reúna a família para fazer uma “limpa” nos armários e separar peças para doar ou até vender.
- Rotina de tarefas – Ter uma funcionária doméstica diariamente é cada vez mais raro e o tempo para cuidar da casa parece que está ainda mais curto. Estabeleça uma rotina de limpeza e arrumação dos espaços. Que tal investir 15 minutinhos diários na casa? Programe-se para cuidar de uma tarefa em cada dia da semana. Basta ter foco!
- Cada um no seu quadrado- Um perdeu as chaves, o outro não sabe onde deixou a carteira, o celular sumiu… Para a casa se manter organizada, todos os moradores devem estar envolvidos. Uma forma de acabar com o “sumiço” das miudezas pessoais é colocar caixas organizadoras em locais estratégicos da casa.
- Organização vem de berço- Ter crianças em casa não precisa ser sinônimo de brinquedos espalhados por todos os lados. Use caixas para guardá-los e ensine que todos precisam ser organizados ao final da diversão. E dê o exemplo. Não deixe suas coisas soltas pela casa.
-
Abuse dos organizadores do jeito certo- Muitas vezes compramos esses produtos e não os utilizamos adequadamente. Resultado: eles se transformam em mais um item para criar bagunça na casa. Se usados da maneira correta, porém, os organizadores ajudam muito. Eles criam limites para o espaço de cada coisa e, quando isso existe, a bagunça é menor. É como se cada objeto ganhasse uma casinha própria. Isso nos estimula a levá-los de volta para o local a que pertencem após o uso.
- Não decida sozinho –Ao organizar um determinado espaço como, por exemplo, a cozinha, envolva os moradores e até funcionários que mais utilizam o espaço. Peça a opinião deles. O mesmo vale para o quarto do seu filho adolescente: talvez a sua maneira de organizar não faça sentido para ele. E se o quarto é dele… Consulte-o! A organização deve trazer harmonia ao ambiente e não desavenças.
Quer saber mais? Acesse Casa e Jardim