6 homens têm a mesma riqueza que 100 milhões de brasileiros

Apenas seis homens, considerados os mais ricos do Brasil, concentram a mesma riqueza que toda a metade mais pobre da população do país, que equivale a mais de 100 milhões de brasileiros. Os dados são parte de um relatório divulgado nesta semana pela ONG Oxfam.

A ONG de assistência social e combate à pobreza usa como base levantamentos da revista “Forbes” e dados sobre a riqueza no mundo de um relatório do banco Credit Suisse.

 
Créditos: Getty Images/iStockphoto
 

De acordo com a “Forbes”, as seis pessoas mais ricas do Brasil são:

Jorge Paulo Lemann, sócio da Ambev (dona das marcas Skol, Brahma e Antarctica) e dono de marcas como Budweiser, Burger King e Heinz;

Joseph Safra, dono do banco Safra;

Marcel Herrmann Telles, sócio da Ambev e dono de marcas como Budweiser, Burger King e Heinz;

Carlos Alberto Sicupira, sócio da Ambev e dono de marcas como Budweiser, Burger King e Heinz;

Eduardo Saverin, cofundador do Facebook;

João Roberto Marinho, herdeiro do grupo Globo.

Em 2016, a fortuna somada desses seis empresários era de US$ 79,8 bilhões (cerca de R$ 258 bilhões).

De acordo com a ONG, no Brasil os salários dos 10% mais pobres da população brasileira aumentaram mais que os salários pagos aos 10% mais ricos entre 2001 e 2012.

“Em muitos países em desenvolvimento nos quais as disparidades salariais estão crescendo, a diferença de remuneração entre trabalhadores com diferentes habilidades e níveis de formação é um grande impulsionador da desigualdade”, diz o relatório da Oxfam.

Segundo dados do IBGE, em 2015 a desigualdade voltou a recuar mesmo com a crise econômica. O índice que mede desigualdade entre ricos e pobres cedeu de 0,497 para 0,491.