Ajude a criar a primeira agência de fact checking da Amazônia
Campanha colaborativa pede sua colaboração para criar agência de notícias especializada na defesa da Amazônia; saiba como ajudar
Talvez o mais importante patrimônio natural do país, a Amazônia é uma região em disputa constante, alvo da cobiça financeira que, há muitas décadas, coloca em xeque a existência desta área correspondente a 61% do território brasileiro.
Neste cenário de pouca transparência e informação, entra em jogo o papel da comunicação e sua indispensável contribuição no exercício de esmiuçar os fatos que envolvem a sobrevivência da Amazônia.
E por isso, um grupo formado por quatro profissionais da área lançou uma campanha de financiamento coletivo para criar a primeira agência de fact checking da Amazônia.
- Mas o que é ” fact checking”?
No texto abaixo, as criadoras do projeto explicam um pouco melhor:
“Você pode não conhecer o termo, mas certamente sabe que uma boa checagem é a essência de um bom jornalismo. Apesar de ter sido criado em 1990, nos Estados Unidos, o fact checking chegou tardiamente ao Brasil. Apenas nos últimos anos temos visto um crescimento dessa ferramenta/narrativa impulsionado por iniciativas como a Agência Lupa, Aos Fatos, Truco, dentre outras.
Para além de uma ferramenta da narrativa jornalística, a checagem, seja de informações, boatos ou discursos é fundamental para o exercício da cidadania, pois se estivermos pautados em informações verificadas podemos contribuir para o aperfeiçoamento da democracia: voto consciente, debate público qualificado, controle social e até participação na elaboração de políticas. Além disso, partindo do princípio que tudo que é publicizado tem uma intencionalidade, devemos atentar para o que é e como é dito”.
- Como posso ajudar ?
No site Vakinha.com.br, você tem mais informações sobre o projeto e poderá entender melhor os propósitos da campanha.
Lá, você poderá conhecer um pouco mais as idealizadoras da agência: as jornalistas Jéssica Botelho, Nathane Dovale, a designer Polyandra Batista e a relações públicas, Agda Sales – e entender de que forma sua contribuição ajudará o grupo a colocar em prática as idéias da agência. Interessou? Faça sua parte ! Confira mais no site da campanha.