Ajude a criar a primeira agência de fact checking da Amazônia

Campanha colaborativa pede sua colaboração para criar agência de notícias especializada na defesa da Amazônia; saiba como ajudar

09/03/2018 13:17 / Atualizado em 05/05/2020 09:58

Talvez o mais importante patrimônio natural do país, a Amazônia é uma região em disputa constante, alvo da cobiça financeira que, há muitas décadas, coloca em xeque a existência desta área correspondente a 61% do território brasileiro.

Neste cenário de pouca transparência e informação, entra em jogo o papel da comunicação e sua indispensável contribuição no exercício de esmiuçar os fatos que envolvem a sobrevivência da Amazônia.

 Em um ano, desmatamento na Amazônia cresce 29%, diz Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Em um ano, desmatamento na Amazônia cresce 29%, diz Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

E por isso, um grupo formado por quatro profissionais da área lançou uma campanha de financiamento coletivo para criar a primeira agência de fact checking da Amazônia.

  • Mas o que é ” fact checking”? 

No texto abaixo, as criadoras do projeto explicam um pouco melhor:

“Você pode não conhecer o termo, mas certamente sabe que uma boa checagem é a essência de um bom jornalismo.  Apesar de ter sido criado em 1990, nos Estados Unidos, o fact checking chegou tardiamente ao Brasil. Apenas nos últimos anos temos visto um crescimento dessa ferramenta/narrativa impulsionado por iniciativas como a Agência Lupa, Aos Fatos, Truco, dentre outras.

Para além de uma ferramenta da narrativa jornalística, a checagem, seja de informações, boatos ou discursos é fundamental para o exercício da cidadania, pois se estivermos pautados em informações verificadas podemos contribuir para o aperfeiçoamento da democracia: voto consciente, debate público qualificado, controle social e até participação na elaboração de políticas. Além disso, partindo do princípio que tudo que é publicizado tem uma intencionalidade, devemos atentar para o que é e como é dito”.

  • Como  posso ajudar ? 

No site Vakinha.com.br, você tem mais informações sobre o projeto e poderá entender melhor os propósitos da campanha.

Lá, você poderá conhecer um pouco mais as idealizadoras da agência: as jornalistas Jéssica Botelho, Nathane Dovale, a designer Polyandra Batista e a relações públicas, Agda Sales – e entender de que forma sua contribuição ajudará o grupo a colocar em prática as idéias da agência. Interessou? Faça sua parte ! Confira mais no site da campanha.