O acesso a livros e jornais pode ser um fator diferencial para moradores de rua que desejam sair dessa situação. Foi o que aconteceu com Robson Mendonça, que conseguiu deixar esta condição, reestruturar sua vida e criar o Movimento Estadual de População em Situação de Rua.

Segundo Robson, essas pessoas encontram muitas dificuldades para entrar em contato com os livros. Como a maioria não tem documento de identidade, não consegue ter acesso às bibliotecas públicas. Para resolver este problema Robson, em parceria com a Green Mobility e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, criou a Bicicloteca.

Um passeio pelo Centro e...

Tudo começou quando Lincoln Paiva, idealizador da Green Mobility, andava pelo centro da cidade de São Paulo ao lado de Eduardo Jorge (secretário municipal do verde e meio ambiente) em direção à biblioteca Mário de Andrade. No meio do percurso foram abordados por Robson, que pediu ajuda para colocar em prática seu projeto de distribuição de livros.

Lincoln, que já desenvolveu diversas ações voltadas para a mobilidade e sustentabilidade nos grandes centros urbanos, decidiu então ajudá-lo a pensar uma solução para o problema. A biblioteca móvel foi instalada num triciclo com um baú acoplado em sua traseira e prateleiras com capacidade para levar até 150 quilos de livros. “A ideia é que a Bicicloteca possa ser um pólo cultural móvel. Um ponto de transformação social na cidade, que ajude a reinserir os moradores de rua na sociedade”, explica Lincoln.

A engenhoca, que deverá circular pelo centro da cidade distribuindo livros para os moradores de rua, também inclui um megafone para chamar a atenção de possíveis interessados. Quando uma pessoa recebe a doação, é feito também um cadastro no site para ajudar na busca por parentes perdidos, demanda muito freqüente entre os que vivem na rua já há algum tempo.

Lançamento...

O projeto será lançado no dia 25 de julho, dia do escritor, na Biblioteca Mário de Andrade, que também entrou como parceira da iniciativa. A partir do dia 4 de julho, segunda feira, a Bicicloteca ficará exposta na Mário de Andrade. O público poderá conferir a novidade e fazer doações de livros. Outro ponto que receberá doações é o The Hub São Paulo, que fica na Rua Bela Cintra, 409.