Estudantes da Universidade de Munique (Alemanha) e da Universidade do Texas (EUA) projetaram uma casa sustentável que gera sua própria energia, reaproveita toda a água utilizada e produz alimentos. Chamada de "NexusHaus", a construção vai além dos sistemas eficientes, uma vez que os jovens pretendem usar a ideia para questionar os custos das moradias em grandes cidades.

O protótipo da casa, desenvolvido para um concurso internacional, foi criado com materiais sustentáveis e sistemas eficientes. Além disso, a residência é coberta por painéis solares, que garantem toda a energia necessária para o seu funcionamento, como iluminação, eletrodomésticos e eletrônicos.

1/2

Crédito da imagem: Reprodução/NexusHaus

2/2

Crédito da imagem: Reprodução/NexusHaus

  • Crédito da imagem: Reprodução/NexusHaus

    1/2

  • Crédito da imagem: Reprodução/NexusHaus

    2/2

No projeto, os estudantes reduziram ao máximo o consumo de eletricidade com um sistema de aquecimento solar de água e uma bomba de armazenamento. Além disso, uma cisterna capta a água da chuva, tornando-a potável, enquanto a água cinza passa por um tratamento e é usada na máquina de lavar, pia chuveiro, entre outros locais.

A NexusHaus foi planejada com um design inteligente e que valoriza a qualidade de vida dos moradores. Os espaços foram planejados para garantir conforto o ano todo, como, por exemplo, a área central da residência, que pode ser fechada ou aberta, de acordo com a temperatura externa.

Com informações do site CicloVivo