Confira como devem votar os ministros do STF nesta quarta-feira
Em meio ao clima de extremo acirramento político que envolve o país, o julgamento do habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acenderá ainda mais o debate sobre as eleições presidenciais de outubro.
A decisão deve dividir o Supremo Tribunal Federal (STF) , que pode, ou não, pôr um ponto final na campanha petista de retornar ao palácio do planalto. Isso porque, dependendo da decisão, Lula pode ser preso ainda nesta semana.
Em meio às especulações sobre os votos quanto à execução da pena após condenação em segunda instância, tudo leva a crer que o resultado será equilibrado.
- Diretor-geral da PRF pede votos para Bolsonaro no Instagram
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
- Como foi o debate entre Lula e Bolsonaro na Band?
- Amoêdo desiste do voto em branco e explica por que vai votar em Lula
A decisão, que caberá aos 11 ministros que avaliarão o recurso, possivelmente, terá nas mãos de Rosa Weber o voto que definirá mais um capítulo da trajetória política do ex-presidente petista.
Na véspera da votação, Rosa é uma incógnita. Apesar disso, em seu histórico de decisões Rosa negou habeas corpus em casos semelhantes – sobretudo por levar em conta em entendimento em questão. Apesar disso, no último dia 22 de março, a magistrada reiterou que não levará em conta sua posição pessoal, mas sim a decisão do colegiado.
Com base em informações divulgadas recentemente pela revista Veja, confira um possível cenário dos votos do STF nesta quarta-feira:
- Contrários:
– Cármen Lúcia
– Edson Fachin
– Luís Roberto Barroso
– Luiz Fux
– Alexandre de Moraes
- Favoráveis:
– Gilmar Mendes
– Celso de Mello
– Ricardo Lewandowski
– Dias Toffoli
– Marco Aurélio de Mello
- Indefinido:
– Rosa Weber
Leia também: