É melhor votar na legenda ou no próprio candidato à vereador?
Um dos assuntos mais recorrentes desta última semana tem sido “Pra quem você vai votar para prefeito da sua cidade?”. E isso é ótimo, pois mostra que a população está ciente de que esta escolha influencia diretamente a nossa vida e a da sociedade em que vivemos.
Mas vale lembrar que domingo agora, 2 de outubro, também será o dia de escolher o seu candidato à vereador. Você já escolheu o seu? Vamos te dar algumas dicas:
1- NÃO VOTE NA LEGENDA DO PARTIDO, PREFIRA VOTAR NUM CANDIDATO ESPECÍFICO
- Sol, praias e festa: qual é a melhor época para ir à Tailândia?
- Mamma mia! 4 brasileiros estão entre os melhores pizzaiolos do mundo
- Quando é a melhor época do ano para ir à Chapada dos Veadeiros?
- 5 cursos gratuitos para melhorar a produtividade no trabalho
Uma regra eleitoral mudou e a partir desta eleição votar apenas na legenda já não garante que os candidatos do seu partido serão eleitos. Isso porque, antes, a cada 110 mil votos no partido, uma cadeira da Câmara já era reservada para a legenda, o que chamamos de quociente eleitoral.
Mas agora cada candidato deverá ter um mínimo de 11 mil votos para ser eleito, o que representa 10% do quociente eleitoral. Sendo assim, dê preferência para algum vereador que represente o que você acredita e que também faça parte do partido da sua escolha. Somente assim você terá a garantia de que ele será eleito e de que o seu partido terá mais representantes.
2- ANOTE O NÚMERO DO SEU CANDIDATO À VEREADOR, AFINAL, SÃO 5 DÍGITOS
Ao chegar na urna eletrônica, primeiro você irá votar para o vereador e somente depois para o prefeito. E pra não correr o risco de esquecer os números, anote todos num papel. Para vereador são 5 dígitos e para prefeito são apenas dois.
3- PESQUISE SOBRE O SEU CANDIDATO NO SITE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)
Aqui neste link você pode selecionar a região do país em que reside e, após fazer isso, selecione o seu estado.
Depois, basta basta digitar o nome ou partido do seu candidato para ter mais informações sobre ele, inclusive, o seu número de votação, proposta de plano de governo, lista de bens declarados e proposta de governo.
Infelizmente a apresentação das informações não é muito clara e o site não oferece hiperlinks com os caminhos para serem clicados a partir daqui. Nós, eleitores, somos obrigados a fuçar e procurar. Mas vale a pena investir o seu tempo nisso.
4– “PERDI OS MEUS DADOS E O MEU TÍTULO DE ELEITOR”. CALMA, A GENTE TE AJUDA!
Clique aqui para recuperar tudo o que você precisa. Basta digitar o seu nome, data de nascimento e nome da sua mãe. E lembre-se: para votar, basta levar um documento com foto (RG). O título de eleitor não é obrigatório, mas vale a pena levar caso você o tenha.
O horário de votação será das 8h até às 17h. Não chegue atrasado, garanta o sue voto.
Caso haja segundo turno, ele irá acontecer no dia 30 de outubro.