G-20 cria grupo de líderes mulheres em luta pela igualdade de gênero
Em iniciativa inédita, o G-20 lançou no último domingo, 6, em Ancara, capital turca, o Women 20 (W-20), um grupo que reúne lideranças femininas dos 20 países do bloco para dar voz às mulheres. O objetivo é promover a igualdade de gênero, essencial para estimular o crescimento global. As informações são do ‘O Globo‘.
No encontro anterior, realizado em 2014, líderes do G-20 se comprometeram a aumentar em 25% a participação da mulher no mercado de trabalho até 2025 – projeto que ficou conhecido como “promessa de 2025”. O tratado foi lembrado no discurso da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante lançamento do W-20.
Lagarde, que é a primeira mulher a chefiar o organismo internacional, disse que apoiar a igualdade de gênero é uma questão moral, econômica e também pode ajudar a reduzir a pobreza. De acordo com estudo do FMI, se homens e mulheres entrassem no mercado no mesmo ritmo, o PIB dos Estados Unidos cresceria 5%, o do Japão, 9% e o da Índia, 27%.
- 17 programas e ONGs que oferecem bolsas de estudo para mulheres
- 17 programas e organizações que oferecem bolsas para mulheres
- “Já vivi o lado sombrio que muitas mulheres relatam”, conta líder do Grupo HEINEKEN
- Programa oferece bolsas de estudo nos EUA para mulheres
O primeiro encontro do Women 20 está marcado para o dia 7 de outubro, em Istambul, na Turquia. Assista ao vídeo de lançamento do grupo: