Ginastas relatam casos de abuso sexual por ex-técnico da seleção
Após as denúncias, o clube Mesc (São Bernardo do Campo) anunciou o afastamento de Fernando de Carvalho Lopes
O ex-técnico de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes foi desligado há dois anos da seleção brasileira após uma denúncia de abuso sexual por parte dos pais de um jovem menor de idade treinado por ele. No entanto, este caso não foi o único.
Uma reportagem exibida no “Fantástico”, da Rede Globo, neste domingo, dia 29, mostrou relatos de outros atletas e ex-atletas sobre abusos frequentes do ex-técnico. No total, 42 jovens afirmaram terem sido vítimas de Lopes. Até agora, 10 deles levaram o caso à Justiça.
Os ginastas acusam o treinador de ter aproveitado da pouca idade e falta de conhecimento deles para tocá-los de forma insistente e invasiva. De acordo com os relatos, os abusos ocorriam no banheiro, nos treinos físicos e também fora do ginásio.
Petrix Barbosa, campeão pan-americano por equipes em 2011, em Guadalajara, no México, foi um dos poucos a falar abertamente sobre o assunto. “Já acordei com ele, não sei quantas vezes. com a mão dentro da minha calça”, contou o atleta.
Segundo as vítimas, outros técnicos ou responsáveis pelo clube sabiam dos casos. Todos negam as acusações. A Confederação Brasileira de Ginástica afirmou que nunca teve notícia desses fatos. O ex-técnico também se diz inocente.
“Acho que eu tive um problema de ser um cara que muitas vezes misturei, de achar que era mais do um técnico. Então, isso talvez tenha dado uma margem de interpretação errada. Eu tenho minha consciência limpa no que diz respeito que eu nunca estuprei, que eu nunca molestei ninguém num intuito como está sendo colocado, entendeu?”, declarou ele.
Após a reportagem, o clube Mesc (São Bernardo do Campo) anunciou o afastamento do acusado. Em nota, a instituição afirma que o treinador foi afastado de suas funções. Ele fazia apenas trabalhos administrativos atualmente e não tinha mais cargo relacionado à ginástica.
“Considerando a gravidade das acusações que recaem sobre o colaborador Fernando de Carvalho Lopes, veiculadas pela mídia na data de ontem, o clube MESC, por meio de sua administração, resolveu reforçar as cautelas anteriormente adotadas e determinou o afastamento do coloborador em questão de todas suas atividades nas dependências do Clube, até o final da apuração dos fatos pelas autoridades competentes. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de nossos associados e visitantes”, disse o clube.
- Leia também: