MPT notifica Globo por falta de representação racial em novela
Embora seja ambientada na Bahia, Estado com maior percentual de população negra, elenco é composto em sua maioria por atores brancos
O MPT- RJ (Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro) notificou a Rede Globo nesta sexta, 11, depois das repercussões negativas sobre a ausência de representatividade racial em “Segundo Sol“, nova novela das 21h da emissora, que estreia na segunda, 14, segundo matéria publicada no Estadão.
Embora seja ambientada na Bahia, Estado com maior percentual de população negra, o elenco é composto em sua maioria por atores brancos.
De teor recomendatório, a notificação aponta 14 exigências que devem ser cumpridas pela Globo nos próximos dias, como mudanças no roteiro da novela “para assegurar a participação de atores e atrizes negras e promover a representação étnico-racial da sociedade brasileira, especialmente em cenários de população predominantemente negra”.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Outras recomendações incluem a elaboração de um Plano de Ação para inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra, um censo entre trabalhadores com recorte de raça/cor e gênero, e um levantamento do número de artistas, jornalistas e comentaristas negros que trabalham na emissora.
A Globo tem dez dias para comprovar as mudanças no caso relativo à novela e 45 dias para as demais recomendações.
Por meio de uma nota, a Comunicação da Globo afirma que recebeu a notificação e que respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito.
Leia a matéria na íntegra.
No início do mês, a Globo se manifestou sobre a ausência de atores negros em “Segundo Sol”. “Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso”, pontua a empresa no texto.
“Uma história como a de ‘Segundo Sol’, também pelo fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade, que serão abordados ao longo da novela, que está estruturada em duas fases”.
“As manifestações críticas que vimos até agora estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais. Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente!”, afirma a nota.
Veja também: