‘Segundo Sol’: ausência de negros em novela motiva movimento

A campanha cita mais de 50 atores que poderiam compor a trama

A novela ‘O Segundo Sol’ tem sido criticada pela ausência de negros no elenco

A próxima novela da Globo, “Segundo Sol”, ainda não estreou, mas já está causando polêmica nas redes sociais por causa da ausência de negros em seu elenco. Ambientada na Bahia, a trama foi criticada por só ter escolhido atores brancos.

Na sexta, 27, a página no Facebook “Trick Tudo” lançou o movimento “Eu poderia estar na novela Segundo Sol“. Na campanha, a conta nomeia mais de 50 atores negros que poderiam compor a produção. Em três dias, a publicação recebeu mais de 25 mil curtidas.

“Se no mundo de alguns, os atores negros se resumem aos maravilhosos Lazaro Ramos e Taís Araújo. Tá ai, alguns outros atores também talentosos que poderiam ter sidos escalados para Segundo Sol! Agora se você não vê problema na escalação de uma novela que retrata um estado com 80% da população negra e a escalação tem 80% de brancos. Ai o problema é totalmente seu: Se vire com seu preconceito!”, diz um trecho do texto.

Entre os nomes sugeridos pela página, estão Aílton Graça, Camila Pitanga, Sérgio Menezes, Milton Gonçalves, Lucy Alves, Adriana Lessa, Isabel Fillardis, Sérgio Malheiros, Marcelo Mello Jr, LRocco Pitanga, entre outros.

Neste sábado, 28, a atriz Samara Felippo, atualmente na Record TV, fez um post no Instagram questionando esse mesmo problema. “Essa é e sempre foi a realidade que passaram e continuam passando pra gente. É o chip do embranquecimento. Muitas mulheres negras da história apagadas e embranquecidas”, escreveu.

View this post on Instagram

Essa é e sempre foi a realidade que passaram e continuam passando pra gente. É o chip do embranquecimento. Muitas mulheres negras da história apagadas e embranquecidas!!! Me apresentaram Chiquinha Gonzaga como Regina e Gabriela Duarte, e na bolha que vivia nunca me questionei. Chiquinha Gonzaga ERA NEGRA!!!! E não, não era ficção, então não deveria poder!!! Chega de espetacularizar dores negras!! Chega de expressões racistas!! Chega de fingir que não estão vendo, façam algo, nem que seja educar seus filhos para que não assistamos mais cenas como aquela da mãe com o menino negro na pracinha de brinquedos em Madri. @shu.maria obrigada por esse texto!!✊?

A post shared by Samara Felippo (@sfelippo) on

‘Segundo Sol’

O folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de “A Favorita” e “Avenida Brasil”, é ambientada na Bahia e contará a história de Beto (Emílio Dantas), um dos quatro filhos de Dodô (José de Abreu) e Nana (Arlete Salles), que faz fama como cantor de axé e passa do estrelato ao esquecimento, fato que o obrigará a forjar a própria morte para voltar a fazer sucesso.

Adriana EstevesDeborah SeccoGiovanna Antonelli e Vladimir Brichta também estão no elenco. Dennis Carvalho é o diretor artístico da trama e Maria de Médicis será responsável pela direção geral.

“Segundo Sol” estreia no dia 14 de maio e tem o deve de manter os bons índices de audiência no horário das 21h da TV Globo, registrados por suas antecessoras “A Força do Querer”, escrita por Glória Perez e “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco.

  • Leia também: