Página na internet ‘Senti na pele’ denuncia atos de racismo
Em 2002, o jornalista e ator Ernesto Xavier foi vítima de racismo de policiais do Rio de Janeiro. Com o objetivo de lutar contra o preconceito, este ano ele lançou a campanha #sentinapele, em que incentiva as pessoas a denunciarem os atos de preconceito contra elas.
No Facebook, um grupo que ajuda a organizar a página já postou mais de 12 depoimentos e novos relatos estão sendo divulgados à medida que a iniciativa ganha visibilidade. A página na rede social já reúne mais de 30 mil curtidas.
Entre os relatos divulgados, a atriz Solange Couto, de 59 anos, escreveu no cartaz que posou para a foto de Xavier: “37 papéis, 25 negras/escravas, 5 dançarinas, 7 não estereotipadas”, fazendo uma crítica de como os negros são representados na TV e no cinema.
SOLANGE, 59 anos, atriz Eu trabalhava em show. Na época, no Rio de Janeiro, existiam muitos lugares de show business…
Posted by Senti na pele on Thursday, 19 November 2015
Há mais de 30 anos na televisão, a atriz já fez parte do elenco de diversas novelas e minisséries. No entanto, a carreira de sucesso de Solange esbarra em uma questão estrutural do país que é ainda mais perpetuada com a influência das telenovelas: os estereótipos de classe social e o racismo. Dos 37 papéis que interpretou em novelas e minisséries, 25 deles deram vida a empregada e domésticas.