Estudo: em média, ciclistas são 4 kg mais leves que motoristas
O planejamento de grande parte das metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, é voltado para os carros, desestimulando o transporte ativo e o exercício físico. O resultado dessa situação é que aproximadamente 2 bilhões de pessoas estão acima do peso em todo o mundo.
Uma pesquisa, encomendada pelo jornal El País, monitorou 11 mil voluntários e chegou a um dado preliminar: as pessoas que dirigem carros são, em geral, 4 quilos mais pesadas que os ciclistas. De acordo com o site The City Fix Brasil, o estudo foi realizado em sete capitais europeias com o objetivo de relacionar a mobilidade aos hábitos de saúde dos cidadãos.
Essa é a primeira pesquisa que une o índice de massa corporal ao meio de transporte escolhido pelas pessoas. Nela, foi verificado como os indivíduos se movem na cidade, quais meios de transporte utilizam e quanto tempo gastam em seus deslocamentos diários. Os pesquisadores relacionaram essas informações ao peso, altura, entre outros fatores.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
“Os dados finais serão publicados em três meses e incluirão dados mais detalhados sobre assuntos como a possibilidade de a contaminação do ar diminuir significativamente os efeitos positivos de andar de bicicleta”, afirmou David Rojas, pesquisador do Instituto de Saúde Global de Barcelona, integrante do estudo.