Número de acidentes nas marginais aumenta pelo 4º mês seguido
O crescimento dos acidentes em São Paulo ocorreu após os novos limites de velocidade da prefeitura de João Doria
Com os novos limites de velocidade da gestão João Doria (PSDB), o número de acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo (SP), registrou aumento pelo quarto mês seguido.
De acordo com dados do batalhão de trânsito da Polícia Militar, obtidos pela “Folha de S.Paulo“, as marginais tiveram 144 ocorrências com vítimas em maio deste ano, contra 115 no ano passado, o que representa uma alta de 25%.
Quando são avaliados os quatro meses seguintes à mudança nos limites, em vigor no dia 25 de janeiro, o crescimento dos casos é ainda maior.
Entre fevereiro e maio, os acidentes com vítimas aumentaram 38%, de 392 em 2016 para 540 neste ano. A quantidade de mortes também cresceu: foram 11 nos cinco primeiros meses de 2017 e 8 no mesmo período do ano passado.
Os motociclistas são as principais vítimas desse tipo de ocorrência: estavam envolvidos em 78,5% dos acidentes deste ano (de janeiro a maio), Em 2016, essa parcela foi de 74,6%. Em maio, eles foram proibidos pela prefeitura de circular nas pistas centrais da Tietê das 22h às 5h.
Aumento da velocidade
O aumento de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros foi uma das principais promessas de campanha da gestão João Doria.
No dia 25 de janeiro, as velocidades aumentaram de 70 km/h para 90 km/h nas pistas expressas; de 60 km/h para 70 km/h nas pistas centrais; e de 50 km/h para 60 km/h nas pistas locais. Na pista local, a faixa da direita foi mantida a 50 km/h.
- Leia mais: