7 documentários imperdíveis para você assistir na Netflix
A plataforma de filmes e séries online Netflix oferece uma vasta lista de produções audiovisuais clássicas e contemporâneas. Se você tem certa dificuldade em escolher o que assistir toda vez que acessa o site, fique calmo: separamos aqui 7 opções de documentários novos e imperdíveis.
Na nossa seleção, você verá um filme por dia. Focamos três temas: artes, vida animal e sociedade contemporânea. Entre os destaques estão um retrato do cineasta americano Woody Allen, um filme nacional que discute a pichação em São Paulo e uma impactante produção sobre o tratamento de animais em parques aquáticos internacionais.
Veja a seguir os trailers e sinopses de cada filme. Vale ressaltar que a Netflix oferece acesso gratuito a todo o catálogo pelo prazo de 30 dias.
Segunda
“Pixo”, de João Wainer e Roberto T. Oliveira
O documentário mostra a realidade dos pichadores, acompanha algumas ações, os conflitos com a polícia e mostra um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia. O filme não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: Pichação é arte ou é crime? O filme participou da exposição Né dans la Rue (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris.
Terça
“Woody Allen – Um Documentário”, de Robert B. Weide
O filme percorre a carreira de um dos maiores nomes do cinema contemporâneo com depoimentos de artistas como Diane Keaton (que foi casada com Allen), Sean Penn, Owen Wilson, Scarlett Johansson, Penelope Cruz, Martin Scorsese e Gina Lollobrigida.
Quarta
“Tarja Branca”, de Cacau Rhoden
Brincadeira é coisa séria e não é só assunto de criança. É fazer o que se gosta, valorizar o prazer pessoal, colorir os dias. Vivemos em busca da felicidade, mas será que estamos procurando no lugar certo? Com José Simão, Antonio Nóbrega, Wandi Doratiotto e outras personalidades.
Quinta
“Blackfish – Fúria Animal”, de Gabriela Cowperthwaite
O documentário acompanha a vida de Tilikum, uma baleia performática assassina que matou várias pessoas quando estava em cativeiro. O documentário investiga o tratamento cruel que os animais recebem em seus treinamentos e as pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos.
Sexta
“Good Ol’ Freda”, de Ryan White
O ano é 1961. Freda Kelly, uma jovem de 17 anos, começa a trabalhar como secretária para uma banda que acabara de surgir na cena musical britânica, The Beatles. Essa história duraria 11 anos, até seu pedido de demissão e o término da banda. Freda sempre se recusou a dar depoimentos e se envolver com o universo repleto de holofotes do quarteto de Liverpool. Cinquenta anos depois, ela conta pela primeira vez as histórias que viveu ao lado de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Sábado
“Dear Mr. Watterson”, de Joel Allen Schroeder
Este documentário explora o surgimento e a fama das histórias em quadrinhos com os personagens Calvin & Hobbes, criadas por Bill Watterson. O filme enfoca o impacto que o desenho teve na vida de muitas pessoas, mostrando o processo criativo do cartunista e peso econômico e cultural dos personagens.
Domingo
“Destrua Essa Câmera”, de Leon Gast
Jacqueline Kennedy Onassis o processou e Marlon Brando quebrou sua mandíbula. A história do conhecido e odiado paparazzo, Ron Gallella, abre uma caixa de Pandora quando a questão é direito à intimidade, liberdade de imprensa e culto às celebridades.