James Cameron critica ‘Mulher-Maravilha’ e cita heroína perfeita

24/08/2017 23:10

James Cameron criticou o filme “Mulher-Maravilha”
James Cameron criticou o filme “Mulher-Maravilha”

Hollywood está super feliz com os resultados do filme “Mulher-Maravilha“. Com mais de 800 milhões de dólares nas bilheterias, tornando-se o filme mais rentável já dirigido por uma mulher, a produção ainda foi bastante elogiada pelo crítica e virou um fenômeno da cultura pop.

Mas como é difícil agradar a todos, pelo menos uma pessoa resolveu se declarar contra o filme. James Cameron, diretor de “Titanic” e “Avatar”, James Cameron, não parece muito animado com o longa da heroína da DC, vivida por Gal Gadot, e disse ao jornal “The Guardian” que o filme é um retrocesso.

“Todo esse autoelogio que Hollywood está fazendo por causa de ‘Mulher-Maravilha’ tem sido tão equivocado”, decretou o cineasta oscarizado. “Ela é um ícone objetificado, os homens de Hollywood estão apenas fazendo a mesma coisa! Não estou dizendo que não gostei do filme, mas, para mim, é um retrocesso.”

Para explicar melhor o seu ponto de vista, Cameron cita uma personagem que ele considera uma boa heroína, Sarah Connor, da série “O Exterminador do Futuro”, criada pelo próprio diretor. Sarah Connor foi interpretada pela atriz Linda Hamilton, que chegou a se casar com Cameron, nos dois primeiros filmes da série: “O Exterminador do Futuro” (1984) e “O Exterminador do Futuro 2” (1991).

James Cameron e Linda Hamilton nos bastidores de “O Exterminador do Futuro”
James Cameron e Linda Hamilton nos bastidores de “O Exterminador do Futuro”

“A Sarah Connor não era um ícone de beleza”, disse ele. “Ela era forte, ela era problemática, ela era uma mãe terrível, e ela ganhou o respeito do público pela determinação. Para mim, [o benefício de personagens como Sarah] é tão óbvio. Quero dizer, metade do público é feminino!”, explicou.

Na entrevista ao “The Guardian”, Cameron ainda sugeriu que as próprias mulheres são culpadas pela falta de personagens femininas fortes no cinema. “Há muitas mulheres com poder em Hollywood e elas podem guiar quais filmes serão feitos. Quantas vezes eu vou ter que falar isso de novo? Sinto que estou gritando em um túnel de vento!”, afirmou.

Quer ver mais assuntos como esse? Siga a página do Catraca Livre Entretenimento

  • Leia mais: