Luiz Carlos e Claudia Raia discutem sobre performance no MAM
O ator Ney Latorraca também deu sua opinião, a mais coerente da noite
O “Altas Horas” de sábado, 7 de outubro, também foi marcado por uma intensa discussão sobre a performance realizada no MAM em que uma criança tocava as pernas e os braços de um homem nu deitado ao chão.
A sexóloga Laura Müller falava sobre como abordar questões de sexualidade na infância, e foi interpelada pelo ator Ney Latorraca.
“O museu D’Orsay, em Paris, pediu pros pais levarem seus filhos pra ver pessoas nuas dentro do museu. Porque nas pinturas antigas está todo mundo sem nenhum pecado”, disse.
Laura Müller completou dizendo que isso é maravilhoso. “A gente não tá literalizando que uma pessoa tá pelada aqui na frente. A gente tá vendo uma arte, na história da arte, a gente tá explicando uma história. É perfeito para fazer uma educação sexual”, afirmou.
Em seguida, Claudia Raia levantou a bola sobre a performance no MAM. “Ou o que aconteceu com o MAM agora, que é um absurdo, né? A mãe tava levando a criança, a mãe deixou a criança tocar. Você é responsável pelo teu filho, ou você leva ou você não leva. Tudo começa em casa”, afirmou a atriz.
O cantor Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, deixou bem clara sua opinião sobre o que ocorreu no museu. “Eu, pessoalmente, não concordo que uma instituição assim, um museu, e uma mãe, peguem um homem nu… se você olhar a anatomia não tem problema nenhum. Mas eu acho horrível o que ela fez, deixando uma criança de 4 anos de idade tocar esse corpo. Ela poderia ter ensinado. E se a menina, na inocência dela, vai no órgão genital do cara?”, indagou o músico.
Prontamente, Claudia Raia fez questão de respondê-lo. “Mas sabe o que acontece? Aí é a educação de cada um. Como é que você vai interferir e dizer que a educação dessa mãe é errada? A gente não sabe como ela foi criada. Se ela foi criada de uma maneira mais livre? Como é que alguém faz um movimento na internet dizendo que é contra? Isso virou uma palhaçada. Todo mundo se mete na vida de todo mundo”.
Foi aí, então, que Ney Latorraca deixou sua opinião. Talvez a opinião mais sensata e coesa da noite. “A gente tem que tomar cuidado. A gente está num ano político, o próximo ano tem eleições, e estão usando esse tipo de censura pra castrar tudo o que a gente tentou durante toda a Ditadura Militar, o avanço nosso, agora querem voltar atrás. É um perigo muito grande. A gente tem que lutar pela liberdade, e fora censura total”, disse o ator, arrancando aplausos da plateia e dos convidados.
O ator Marcelo Serrado, inclusive, completou o raciocínio de Ney. “O Estado não pode dizer o que a gente tem que ver, ou não”, finalizou a discussão.
- Entenda mais sobre a performance no MAM: