Estadão disponibiliza acervo digital de 137 anos

Material reúne publicações que foram censuradas durante a Ditadura Militar no Brasil

reprodução
O jornal "A Província de São Paulo" circulou pela primeira vez no dia 4 de janeiro de 1875.

Aproximadamente 50 bilhões de caracteres incumbidos de registrar e noticiar a história do Brasil e as injunções do tempo, que tanto alteraram – e alteram – o mundo. Em 4 de janeiro 1875, o jornal A Província de São Paulo ganhava bancas e ruas para então chegar aos leitores. Passados 137 anos, o periódico, hoje conhecido como O Estado de S. Paulo, resolveu compartilhar toda a trajetória que lhe fez integrar a lista dos maiores jornais do país. Está disponível o acervo digital com publicações históricas que vão desde grandes reportagens até artigos e fotos.

O material, contido em 2 mil DVDs, resgata publicações que foram censuradas durante a Ditadura Militar de 1964. Nesta época, exemplares do jornal foram destruídos pelos censores. O portal a ser lançado pelo Estadão irá permitir a pesquisa de tais conteúdos que tiveram a veiculação proibida.

As pesquisas poderão ser feitas por data ou palavras-chave. O resultado das buscas também contará com sistemas que ajudam a compreendê-lo atualmente, como, por exemplo, uma calculadora que converte os valores monetários contidos nas matérias e anúncios antigos para a atual moeda. Esporte, política, cultura e economia ganharam mais uma vasta fonte de informação com a divulgação deste acervo digital.

Por Redação