Autismo: ‘Vila Sésamo’ vai ganhar personagem com o transtorno

O tradicional programa infantil norte-americano “Vila Sésamo” é famoso por abordar temas importantes e educativos de forma delicada e sutil, bem apropriada para a infância. Agora, a partir do dia 10 de abril, a série ganha uma personagem com transtorno do espectro autista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Chamada de Julia, a personagem que estreia na TV, por meio dos canais PBS e HBO, já vinha aparecendo em materiais impressos e no conteúdo digital da franquia. Ela é fruto de um longo período de pesquisa com especialistas e famílias de autistas.

Julia é retratada como uma personagem que tem um jeito um pouco diferente, “Julia de ser”

Segundo Jeanette Betancourt, vice-presidente de impacto social da empresa Sesame Workshop, o objetivo foi introduzir uma representação de um transtorno muito frequente nos Estados Unidos: “Uma em cada 68 crianças é diagnosticada com autismo. Queremos promover uma melhor compreensão e reduzir o estigma que envolve estas crianças”.

Um fato interessante é que Stacey Gordon, que faz a voz de Julia, tem um filho com autismo. Ao jornal norte-americano “60 minutes”, ela disse: “Significa que nossos filhos são importantes o suficiente para serem vistos na sociedade. Ter Julia no programa e ver todos os personagens tratando-a com compaixão é incrível”.

Julia foi criada para gerar identificação com todas as crianças. No seu primeiro episódio, um personagem falará com ela e ela não responderá. Ele passa a achar que ela não gosta dele. Então Abby, outra personagem, dirá que Julia age de um jeito um pouco diferente, “um jeito Julia de ser”.

Leia mais