Ideias para tornar a cidade um lugar melhor para as crianças
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, comprovou: uma criança que vai à escola a pé ou de bicicleta sabe mais sobre o seu bairro e atinge níveis de concentração maiores durante às aulas se comparadas com crianças que vão estudar de carro.
Pensando nisso, o projetista e ativista Chris Bruntlett elaborou 12 ideias que podem transformar as cidades em lugares mais amigáveis e receptivos para as crianças, onde elas possam ter segurança para se deslocar e interagir com o espaço público. Confira algumas propostas selecionadas pelo Portal Aprendiz:
1. A rua como um pátio
- Feriados no Sesc São Caetano Estimulam a Diversidade Cultural e Diversão para Toda a Família
- Direto da casa do Bom Velhinho: Shopping ABC dá boas-vindas ao Natal com ‘Brincadeiras no Vilarejo’ e oficinas temáticas
- 5 hotéis em São Paulo ideais para fazer um ‘day use’ com as crianças
- Papai Noel chega ao São Bernardo Plaza Shopping após um desfile inédito pelas principais avenidas da cidade no dia 10 de novembro
Para Bruntlett, se áreas com brincadeiras infantis fossem construídas na calçada – colocar uma balança em uma árvore, por exemplo – as crianças se sentiriam mais à vontade, como se estivessem em um parque. Em São Paulo, o Festival Baixo Centro instalou balanças no Minhocão e proporcionou uma atração lúdica não apenas para crianças, mas para qualquer um que passava pela região.
2. Parklets para todos
Os parklets, conhecidos também como Zonas Verdes, são áreas de convivência instaladas no lugar de vagas para veículos. Porém, é comum que esses espaços sejam ocupados com mesas de café e cadeiras, sem incluir completamente as crianças. Para o ativista, uma boa ideia seria colocar jogos, assentos e racks para bicicletas.
3. Limitar o espaço dos automóveis
Bruntlett acredita que limitar o uso dos automóveis é uma opção que faz as crianças se sentirem mais seguras, podendo brincar tranquilamente nas ruas e transformas os espaços públicos em locais mais agradáveis e lúdicos.