O que você precisa saber para estudar no exterior

Quem nunca sonhou alguma vez na vida em estudar em outro país? Quem já fez intercâmbio sabe bem que são diversos os benefícios de se estudar no exterior. Além de ter contato com outra cultura, aprender outra língua, essa é uma experiência que costuma ser um diferencial no currículo.

Para dar aquele empurrãozinho de motivação que faltava para você investir nessa empreitada, o blog Novos Alunos separou algumas informações sobre o intercâmbio High School, que leva os estudantes para cursarem uma parte do Ensino Médio no exterior.

Confira:

O que é preciso para estudar no exterior?

Antes de mais nada, para estudar fora do Brasil, o aluno deve ter um conhecimento ao menos intermediário do idioma falado no país para o qual pretende ir. Acredite: com esse nível, o aluno se adaptará em muito pouco tempo, uma vez que o desenvolvimento de uma língua estrangeira é bem rápido no caso de imersão no contexto.

Outro requisito básico para fazer o intercâmbio High School diz respeito à idade: é necessário ter entre 14 e 17 anos. Lembrando que há situações em que essa faixa etária pode ser maior — como no caso de estudantes que já cursaram o 3º ano do Ensino Médio, por exemplo.

De toda forma, os interessados passam por entrevistas, momentos em que suas habilidades no segundo idioma são testadas. No caso de seleção para bolsas de estudo ou para programas de intercâmbio com vagas muito concorridas, pode-se exigir o histórico escolar dos últimos 3 anos para checar possíveis reprovações e nível das notas em geral.

Quanto tempo dura um intercâmbio?

O intercâmbio High School pode durar de 6 meses a um ano letivo. E a dica é não deixar nada para a última hora. O interessante é começar a planejar o intercâmbio com pelo menos um semestre de antecedência.

Isso é importante especialmente levando em consideração alguns detalhes, como a busca por uma família que possa recebe-lo em sua casa ou a inscrição para dividir uma moradia estudantil, por exemplo.

Quer saber mais detalhes sobre intercâmbio, leia o post completo no blog Novos Alunos.