Como conseguir bolsas de estudo fora do país?
A vontade de estudar fora é enorme, mas o dinheiro está curto? Se esse é o problema, não há necessidade de abandonar o sonho. Várias instituições nacionais e internacionais dão uma força para os brasileiros ingressarem em uma universidade no exterior. O Canal de Ensino listou programas de bolsas de estudo para mais de 30 países.
As bolsas podem financiar integralmente ou em parte os cursos de gradução, pós-graduação, principalmente doutorado e pós-doutorado, e especializações.
Capes – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
São sete tipos de bolsas oferecidas pela Capes, que cobrem estudos em doutorado, doutorado-sanduíche (metade no Brasil e metade no estrangeiro) e estágio pós-doutorado, entre outros.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece bolsas tanto no Estado de São Paulo quanto no exterior. As modalidades são: treinamento técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, além de pesquisa e estágio no exterior.
As bolsas Santander são voltadas para universitários nas modalidades de graduação e pós nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal.