Músico faz sucesso no YouTube e fatura mais de 1 milhão por ano

Por: Catraca Livre

Bastou disponibilizar trechos de suas aulas de violão e guitarra na internet para que o músico Heitor Castro ganhasse fama e passasse a lucrar. Os vídeos postados por ele no YouTube fazem tanto sucesso que um deles já foi visto quase 3 milhões de vezes. O fato de estar em destaque nessa mídia social faz com que Heitor consiga ainda mais alunos para a rede de escolas de música que fundou, a Mais Que Música, com sede no Rio de Janeiro e líder no segmento.

“Fui o pioneiro no Brasil em aulas de música no YouTube. Em 2006, quando postei o primeiro vídeo, não existia nada assim. Lembro que os vídeos tinham que ter apenas 2 MB. Comprimi tanto o arquivo que parecia que você estava assistindo ao vídeo debaixo d’água, de tão embaçado”, conta rindo o músico e hoje empresário de 45 anos que administra quatro filiais da Mais Que Música e a versão digital em – DVD ou Streaming – de tudo o que é ensinado na escola.

Os vídeos mais antigos que Heitor carregou no YouTube já foram apagados, mas ainda é possível ver este de 2006. Além do YouTube que o músico considera parte de seu sistema de aulas, o Facebook também é usado, mas com foco maior na divulgação. “Uso muito os posts programados com pequenas aulas e testes de aptidão musical, e sempre promovo um post por dia”, diz.

Também é por meio da web, na loja online da Mais Que Música, que o faturamento de mais de 1 milhão de reais por ano encontra fermento. O investimento na venda de DVDs com as aulas promoveu um crescimento de 30% ao ano. “Se eu não tivesse investido nas mídias sociais, com certeza esse sucesso não teria acontecido. Peguei carona no YouTube e tenho convicção de que essa ferramenta mudou a minha vida”, conclui Heitor.

Ele conta que passou a usar a web por necessidade. “Alunos iniciantes ainda não sabem ler música direito e eu não queria que eles esquecessem detalhes da aula, como uma ‘batida de violão’. Comecei a usar o YouTube para lembretes do tipo ‘olha…cuidado com esse dedo aqui pra ele não virar assim’. O retorno foi incrível. Ninguém tinha isso no Brasil ou no mundo. Isso me destacou”, explica.

Assim como o músico que se tornou empresário, outros empreendedores podem se beneficiar das oportunidades trazidas pelas mídias sociais. Mas o domínio dessas ferramentas não é fácil. É comum que se cometa erros ao tentar, de maneira autodidata, entrar nesse universo.

Pensando nisso, o Catraca Livre fez uma parceria com a Tyngu, plataforma recém lançada no Brasil com mais de 85 cursos online de Facebook, Twitter, YouTube, entre outros. Ao clicar aqui você pode experimentar a plataforma gratuitamente por sete dias. Confira aqui as vantagens que foram preparadas para você dominar o uso das mídias sociais e expandir o seu negócio!