Governo determina reclassificação indicativa de ‘Malhação’

Ministério da Justiça criticou postura da Globo

20/04/2018 12:06 / Atualizado em 05/05/2020 10:19

Elenco central de “Malhação – Vidas Brasileiras”, da TV Globo
Elenco central de “Malhação – Vidas Brasileiras”, da TV Globo

O Ministério da Justiça determinou que a Globo terá de alterar a atual classificação indicativa de “Malhação – Vidas Brasileiras”, exibida a partir das 18h da noite.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 20, no “Diário Oficial”, a Justiça informou que a novela teen, hoje “não recomendada para menores de 10 anos”, deve ser proibida para menores de 12 anos.

Isso porque, segundo nota oficial, o folhetim aborda “consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, ato violento e linguagem de conteúdo sexual”, assuntos incompatíveis com a autoclassificação sugerida pela Globo.

De acordo com o jornalista Maurício Stycer, do “Uol“, o despacho publicado trouxe um tom crítico à novela. Isso porque Geraldo Luiz Nugoli Costa, diretor do departamento de Políticas de Justiça, afirmou que “a emissora foi notificada mais de uma vez a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária pretendida […] Mas os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação da novela como não recomendado para menores de 10 anos”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o Ministério da Justiça interfere em novelas da Globo. Em março de 2018, o governo alegou que “Deus Salve o Rei” – atual novela das 19h – exibe cenas de “violência e conteúdo sexual”, determinando que ela sofresse a mesma reclassificação de “Malhação”.

Leia também: