Veja 12 famosos que foram acusados de homofobia
A lista é grande entre atores, apresentadores e músicos
Nos últimos anos o debate sobre a diversidade sexual tem se tornado cada vez mais comum, em parte, graças ao espaço nas redes sociais e à ação de jovens orgulhosos de si que enfrentam a sociedade e assumem abertamente suas respectivas orientações sexuais.
Com isso, cresceu também o número de famosos se assumindo abertamente gays, bissexuais ou lésbicas, bem como a quantidade de celebridades que apoiam e incentivam a causa.
Até pouco tempo, entretanto, a realidade era outra e muitas dessas personalidades incorreram em frases polêmicas e opiniões contraditórias sobre aqueles que possuem orientação contrária à heterossexualidade, e foram acusados de homofobia, embora neguem o fato.
- SBT emite comunicado sobre o estado de saúde de Silvio Santos
- 7 restaurantes e bares em SP para se esbaldar no bacon!
- Preta Gil conta como que descobriu o câncer pelas fezes
- Humorista Lea Maria denuncia marido Juliano Gaspar por violência doméstica
Saiba o que fazer e como denunciar casos de homofobia
Famoso por sua atuação em teledramaturgias da Rede Globo, em 2012 o ator deu uma declaração polêmica em entrevista à revista “Quem”, afirmando que preferia ter a fama de “pegador” a de ser “veado”.
“Se você não tem fama de pegador e é solteiro, fica com fama de veado. Então, antes pegador que veado, né?”.
Com a repercussão, Caio Castro negou que seja homofóbico e alegou trabalhar ao lado de vários gays.
Liam Payne
https://www.instagram.com/p/Bg6eW1LBTRB/?hl=pt-br&taken-by=liampayne
Ainda na época da boy band One Direction, o cantor fez uma análise duvidosa sobre sua música favorita do álbum “Four”, a canção “Girl Almighty” e explicou que a letra é “sobre tentar encontrar aquela mulher número um na sua vida, algo com o que nenhum de vocês [os fãs] se identificam”, falou.
Na época, Liam foi acusado de homofobia ao pressupor que todos os fãs do grupo seriam gays. “Quer dizer que todo garoto fã de One Direction é gay? Que coisa mais ridícula e preconceituosa de pensar”, afirmou um internauta.
Liam Payne chegou a se desculpar pelo fato e disse que sua intenção não era ser preconceituoso.
https://www.instagram.com/p/Bg_7K3NAvMc/?hl=pt-br&taken-by=humbertomartins.oficial
Também em entrevista à “Quem”, Humberto Martins foi acusado de homofobia por uma declaração dada à revista quando questionado se interpretaria um personagem gay na TV.
À época, o ator disse que pegaria mal ele fazer um personagem assim na televisão, pois já interpretou dez policiais em folhetins anteriores. “Como pegar um cara assim e fazer dele uma bicha?”, falou.
Depois da polêmica, Martins garantiu que interpretaria um gay no teatro ou no cinema.
https://www.instagram.com/p/Bi2QffWBKNj/?hl=pt-br&taken-by=isabelifontana
Durante entrevista à apresentadora Hebe, em 2008, a modelo afirmou que, embora tenha vários amigos gays, ela não gostaria de ter um filho LGBT.
“A gente não tem que ter preconceito, mas filho meu eu não gostaria que fosse. É um mínimo preconceito. Eu adoro, tenho vários amigos gays, amo de paixão, mas filho meu não [quero que seja]”.
Leia também: Homofobia: 20 coisas que não devemos falar para as crianças
https://www.instagram.com/p/BinJHOkHcWP/?hl=pt-br&taken-by=maramaravilhaoficial
A cantora e apresentadora do SBT já deu várias declarações polêmicas sobre o assunto, sempre deixando clara sua opinião contrária à homossexualidade e transexualidade.
Em 2015, enquanto participava do programa Morning Show, da RedeTV!, Mara afirmou que acredita em ex-gays e que considera relações homoafetivas uma “aberração”.
“Eu não concordo com essa aberração, com isso as pessoas fazem para se promover, só pra ficarem na mídia. Eu mesma conheço vários gays que não querem ser mais ser gays, querem se curar e deixar isso de lado”, falou.
À revista Trip, o lutador polemizou ao dizer que não tem intenção de treinar um aluno gay, por temer que o estudante faça uso da prática corporal para “se aproveitar” dele.
“Eu não treinaria com gay. Eu não tenho maldade, não acho aquele contato físico sexual. Mas vai que ele tem essa maldade de ter um contato físico comigo, de ficar ali agarrando…”, contou.
Paulo Henrique Ganso
https://www.instagram.com/p/ZlHB98uZoT/?hl=pt-br&taken-by=ph_ganso_
Conhecido por atuar no Santos e no São Paulo, o jogador Paulo Henrique Ganso respondeu, quando questionado se havia jogadores homossexuais em seu time – na época ele jogava no clube da baixada santista – que “graças a Deus” não tinha nenhum.
Criticado pela fala, o atleta disse, dias depois, que “sinceramente, não recordo de ter usado a expressão ‘graças a Deus’. A todos que se sentiram feridos com minha declaração, peço desculpas novamente”.
O artista foi acusado de homofobia pelo youtuber Luciano Sicchierolli, em 2017. Na ocasião, ele afirma que Castelli teria agido de maneira preconceituosa quando um fã gay pediu para tirar uma foto com o ator no Rock in Rio.
Henri Castelli teria se incomodado com os trejeitos afeminados do rapaz e pedido para ele “pelo menos tentar fazer pose de homem para tirar a foto”.
No Instagram, o ator alegou ser um “defensor do amor livre” e que sempre foi “a favor da comunidade gay”. “Aliás, amo todos meus amigos independente da orientação sexual. Amor acima de tudo”, escreveu.
Myrian Rios
A atriz confundiu a homossexualidade com pedofilia ao defender o direito de demitir um profissional que seja heterossexual.
“O direito que a babá tem de querer ser lésbica, é o mesmo que eu tenho de não querer ela na minha casa. Vou ter que manter a babá em casa e sabe Deus até se ela não vai cometer pedofilia contra elas. E eu não vou poder fazer nada”, afirmou ela, que se desculpou posteriormente.
Ex-vocalista da banda Calypso, Joelma causou polêmica justamente por, assim como Mara Maravilha, acreditar que a homossexualidade é uma anomalia passível de cura.
“Já vi muitos se regenerarem. Conheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar”, disse.
Com a repercussão, Joelma negou que seja preconceituosa.
Um dos apresentadores mais longevos da televisão brasileira, Ronnie Von criticou o atual momento da TV que, segundo ele, partiu, entre outros, para um “desfile de travestis”.
“Hoje a televisão vai por um caminho muito equivocado. Com algumas exceções, a televisão partiu para a escatologia, a pornografia, para o desfile de travestis! Eu não tenho talento para fazer isso”.
https://www.instagram.com/p/Bi2CgQTHEwO/?hl=pt-br&taken-by=perllareal
A funkeira, que voltou recentemente para suas origens na música, fez algumas declarações homofóbicas em 2013. Na época, inclusive, a cantora disse se sentir representada pelo pastor e deputado federal Marco Feliciano.
Com seu retorno ao funk e shows em boates LGBT, Perlla se desculpou pelo acontecido.
Leia também: