Crianças respondem: ‘O que significa consciência racial?’
Seria possível uma infância sem racismo? Seria possível termos todas as crianças livres dos efeitos da discriminação racial?
Apesar do Brasil de ter reduzido os índices da mortalidade infantil, isso ainda não está acontecendo para todas as crianças, especialmente quando observamos a situação das crianças indígenas e negras. Essa igualdade é fundamental para que todos se beneficiem igualmente dos progressos alcançados. Para celebrar o orgulho racial em uma sociedade multicultural o Catraquinha convidou algumas crianças para responder a questão “o que significa consciência racial para você?”.
Confira as respostas
- Só na Black Friday! Compre a Smart TV Philco 4K de 58 polegadas com 52% OFF!
- Videogame no precinho: Nintendo Switch OLED 64GB + Super Mario Bros Wonder está com 28% OFF
- Black Friday do celular tem iPhone 15 e muitos outros modelos com até 46% OFF
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
“Consciência racial é quando você tem consciência do que é o seu cabelo, a sua boca e o racismo. Quando você sabe que cada pedaço seu tem uma tem herança. Quando você sabe porque a boca dos negros é maior , porque nosso cabelo é black, por que somos negros. Ter consciência racial é isso. Serve também para você gostar do seu cabelo. Você vai saber tanto que nem vai ligar para o que a mídia fala. Você vai se amar, por que vai saber e tem crianças que não sabem”.
“É luta da liberdade dos negros brasileiros. A desigualdade racial e social e a dificuldade que o povo negro passa há séculos. O dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o sofrimento dos negros no Brasil”.
A consciência racial para mim é saber que todos nós somos iguais. Não é a cor da pele que vai nos diferenciar. Se pensarmos um pouco vamos perceber que cada um de nós possui braços, pernas, um coração, um pulmão, etc. Portanto, o fato de ser negro não deve ser motivo para preconceitos.
“É quebra de preconceitos. Devemos ter a consciência que o negro não é pior que o branco e sim igual e que devemos viver em coletividade. Somos um país de negros e todos nós temos um pouco de sangue negro em nossas veias. Devemos nos orgulhar. Não devemos ver o negro como marginal. Por que morrem mais crianças negras, que brancas no nosso pais”?
“Consciência é pensar, refletir e lembrar. Para mim o dia da Consciência Negra significa o dia do negro. É uma homenagem a Zumbi (um homem negro) que defendia os negros e lutava pela liberdade. O dia 20 de novembro é porque Zumbi morreu nesse dia. Então consciência significa lembrar e refletir a situação do negro”.
“Será que nunca vai ser possível que todos um dia entendam a origem da consciência racial e descobrir como é importante a igualdade? Meu maior desejo é mudar a desigualdade racial no nosso país. O nosso “ar” ainda está muito poluído. Seria tão bom viver uma nova era, com uma nova atmosfera. E que o nosso país, não seja de um povo sem noção. Como dói meu coração”!
Uma pergunta veio a minha mente…
Se o negro é humano
Por que nem sempre foi tratado como gente?
Foi escravizado, humilhado
Maltratado, machucado
Mas mesmo sendo vendido
Não deixava a esperança de lado
E o povo negro estava certo
A escravidão foi embora
Mas o racismo chegou
O que vamos fazer agora?
Deixar de lado as diferenças
As questões raciais
Dar valor ao amor
Dar valor a paz.