Conheça plataformas que facilitam trocas de objetos entre usuários
Inspiradas nos ideais da economia colaborativa, várias startups estão apostando em plataformas de troca, provando que nem sempre é preciso dinheiro para ter uma coisa nova. Se você quer economizar, conheça algumas delas:
- ITA oferece 10 cursos gratuitos para turbinar seu currículo em 2025
- O alimento recomendado por Harvard que melhora a saúde do coração
- Saiba como reduzir o colesterol ruim para evitar doenças crônicas
- Descubra o encanto do chá de alface, uma infusão de relaxamento e bem-estar
Além de trabalhar com mecanismos tradicionais de troca, como proximidade de interesses e de localização geográfica, o site oferece a solução inovadora das trocas circulares.
Diferentemente do tradicional escambo entre duas pessoas, as trocas circulares localizam um grupo de pessoas com interesses comuns. Por exemplo, João tem um smartphone e quer trocá-lo por um violão, Maria tem um violão e quer trocá-lo por um tablet e José tem um tablet e quer trocá-lo por um smartphone. Se João e Maria tentassem permutar seus produtos, não teriam sucesso. Incluindo José na cadeia, todo mundo consegue efetuar a troca e com rapidez.
No catálogo de produtos, é possível encontrar carros usados, notebooks, celulares, instrumentos musicais, entre outros objetos.
O serviço gratuito funciona da seguinte maneira: o usuário publica sua lista de livros disponíveis para troca, ao entregar um livro para alguém interessado, ele ganhará um ponto que pode ser convertido por um outro título do seu interesse. O único custo na troca é com a postagem nos Correios.
Site permite que usuários criem anúncios com seus perfumes nacionais e importados, informando marca, quantidade e estado do lacre. As negociações ficam por conta dos usuários e o site não se responsabiliza pelas trocas, deixando tudo por conta dos interessados.
Com o slogan “Você não precisa de dinheiro para ter coisas novas”, o aplicativo Mée incentiva o escambo entre as pessoas que estão próximas, usando um um sistema de geolocalização. Para usar, é preciso postar uma foto do objetos que você não usa mais, indicar o valor deles e encontrar produtos de valores similares aos seus. Depois disso, se gostar de algo de alguém e esse alguém gostar de algo seu, é só iniciar a conversa e combinarem a troca. O app está disponível nos sistemas iOS e Android.