Consultor financeiro dá dicas para encerrar 2016 no azul
O fim do ano está aí, mas com organização e disciplina dá para virar o ano de bem com o bolso. É o que garante o consultor financeiro Ricardo Melo. O primeiro passo é identificar os maus hábitos e a sua situação financeira atual para que, a partir destas constatações, seja possível organizar suas finanças.
Confira as dicas do consultor:
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Estabeleça uma lista de prioridades sobre o que você vai comprar
O ideal é fazer uma lista de prioridades e só sair para o local de compras com essa lista, pois a probabilidade de você manter o foco e não gastar no que é desnecessário é maior.
Evite sair com pessoas que vão aumentar a chance de você comprar mais coisas do que deveria
Tente evitar sair com seus filhos para fazer compras, pois crianças, ao pedir que compre algo, muitas vezes acabam vencendo pelo cansaço, então, prefira sair com elas apenas para passeios ou em momentos de diversão. Procure evitar andar com pessoas que por serem consumistas vão te predispor a comprar mais coisas do que precisa.
Nas compras do final do ano, se sentir tentado a comprar algo em que não tem certeza, não compre
Sair da loja e dar uma volta de dois a cinco minutos fora do ambiente de compras já te auxiliará a se distanciar emocionalmente da compra por impulso e dará clareza se realmente você precisa daquilo que pensou em comprar.
Ao receber o seu 13º, guarde de 20 a 50% dele e não gaste
Independente do valor que você receber evite gastá-lo todo. No início do ano, quase sempre surgem dívidas que não estavam previstas e também, muitas promoções após as festas no início do ano, que você pode usar o seu 13º para consumir.
Onde economizar?
Se você é uma pessoa que não está precisando do dinheiro agora, que tem tranquilidade para poder economizar, aproveite para investir nas LCIs e LCAs, pois são investimentos isentos de imposto de renda que você consegue até 90% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e te trarão uma boa rentabilidade líquida, praticamente o dobro da poupança ou outro investimento com imposto.