Cuidados que se deve ter ao usar cartões de crédito
As vantagens e facilidades do cartão de crédito quase todo mundo conhece, mas as armadilhas por trás do mau uso são ignoradas por muitos consumidores.
Com atrativos como praticidade, segurança e milhas, esse dinheiro de plástico é o preferido dos brasileiros na hora das compras, mas é ele também o grande responsável pelo descontrole financeiro e endividamento das famílias.
“Não se pode contar com ele para tudo, sair parcelando todas as compras, contar com o limite e, na hora do vencimento, não ter dinheiro para pagar, tornando-se, além de endividado, um inadimplente. Os juros cobrados para quem paga a parcela mínima da fatura, por exemplo, são exorbitantes e podem fazer com que a situação piore consideravelmente”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos em artigo publicado em seu site.
- Planilhas gratuitas para te ajudar no controle do orçamento doméstico
- 6 passos para conquistar saúde financeira e ter dinheiro o ano todo
Domingos defende o pagamento à vista como a melhor forma de adquirir um bem novo. Além da possibilidade de descontos, essa forma não compromete o orçamento financeiro dos meses seguintes.
Pensando em ajudar as pessoas que não abrem mão do cartão de crédito, Domingos elaborou algumas dicas divulgadas no site InfoMoney:
1) O limite do cartão de crédito deve sempre ser inferior ao salário mensal do consumidor, no máximo 50% do ganho;
2) Nunca pague a parcela mínima. Se não tiver dinheiro para pagar tudo, opte por uma outra linha de crédito com juros menores;
3) Negocie e peça, se possível, a isenção de anuidade do cartão de crédito. Alguns cartões não cobram taxa de manutenção;
4) Seja consciente na hora de consumir, pergunte se realmente precisa disto, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no dia do seu vencimento;
Veja todas as dicas aqui.