As megainstalações de tecido do casal Christo e Jeanne-Claude

O búlgaro e a marroquina que nasceram no mesmo dia e viveram juntos por décadas, misturando arquitetura e arte para chegar a uma beleza simples

O casal de artistas Christo e Jeanne-Claude se tornaram conhecidos por suas megainstalações que chamavam a atenção das pessoas para a fragilidade e a efemeridade da arte. Usando quase sempre panos, papéis e tecidos, o búlgaro e a marroquina que nasceram no mesmo dia passaram décadas surpreendendo o mundo com sua arte simples e magnânima.

Confira nas galerias abaixo alguns desses trabalhos famosos.

Talvez sua obra mais conhecida, o Wrapped Reichstag é um verdadeiro “empacotamento”. O casal embrulhou o edifício do parlamento alemão em 1995, após 24 anos de tentativas e pedidos.

Em 1972 eles já haviam usado tecido para instalar uma “cortina” entre duas montanhas do Colorado. Para montar a Valley Curtain foram necessários 18 600m² de tecido laranja.

Em 1983, 11 ilhas da Baía de Biscayne, em Miami, foram envoltas por um tecido flutuante e rosa. O projeto ficou conhecido como Surrounded Islands.

Deixando os tecidos de lado, o casal empilhou uma série de barris coloridos no Gasômetro de Oberhausen, na Alemanha. Feita em 1999, a obra The Wall era um muro de 68 metros de altura feito com 13 mil barris.

14 anos depois Christo volta ao Gasômetro para fazer outra obra em homenagem a sua mulher, falecida em 2009. O Big Air Package foi concluído neste mês. Trata-se de uma instalação de 90 metros de autura – a maior instalação de tecido inflável já feita.

Por Redação