Máquinas trocam garrafa PET por créditos no Bilhete Único e desconto na conta de luz
Uma ação sustentável e gentil com o meio ambiente tem chamado a atenção de usuários do transporte público em São Paulo. Várias máquinas instaladas em estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers recebem garrafas PETs e latinhas e, em troca, dão crédito no Bilhete Único. A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar.
Idealizada pela Triciclo, a Retorna Machine funciona de um jeito muito simples: basta o usuário se cadastrar no site do projeto, levar o recipiente reciclável , inserir na máquina e esperar ela gerar pontos. Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único.
A gratificação também pode ser convertida em descontos na conta de luz e pontos no programa fidelidade da livraria Saraiva. É possível acompanhar o saldo na própria máquina ou no site do projeto.
- 20 cursos gratuitos 100% online do MIT para turbinar o currículo
- Anti-inflamatório reduz o risco da volta do câncer de intestino
- Xbox BR divulga lista com jogos imperdíveis para zerar em apenas um dia
- Entenda por que uma simples mudança na caminhada turbina a queima de calorias
A primeira máquina desse tipo foi instalada em setembro, no Metro da Sé. Outras quatro estão no Shopping Santa Cruz, no Emporium São Paulo, no Shopping Butantã e no Terminal Tietê. Até o fim deste ano, mais 15 vão se espalhar pela cidade. Ao todo, elas terão capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente.