Instituto vende orgânicos pelo preço do produtor
Uma loja aberta na Vila Madalena, coração boêmio de São Paulo, chama atenção de quem passa. Tamanho movimento por ali tem uma explicação: o espaço vende alimentos orgânicos pelo preço que foi adquirido do produtor ou da distribuidora.
O local, que recebeu o nome de Instituto Chão, vende, por exemplo, alface orgânica por cerca de R$1,50, enquanto os comércios normais chegam a cobrar R$4 pelo mesmo produto. Segundo os sócios, a ideia não é gerar lucro e sim tornar os orgânicos mais acessíveis à população.
- Areia, no Brejo Paraibano, tem flores, história e cachaça artesanal
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Sesc Santo André inaugura ocupação artística “Para Os Dias Depois de Amanhã”
- Instituto Acqua faz show online em homenagem a Dimenstein
A iniciativa surgiu com os amigos de infância Thiago Guardia e Fabio Mendes e logo ganhou o apoio de mais de cinco sócios. Segundo eles, a lógica de negócios do Chão é ao contrário. Quanto mais gente estiver comprando, mais barato vai ficar, porque a logística fica mais fácil para os produtores.
Os gastos do Chão ficam expostos em um quadro negro pendurado acima do caixa. Ali, estão discriminados o preço gasto com frete, salários e taxas de cartão. A fonte de renda do instituto são os próprios frequentadores do local, que podem contribuir com o necessário para cobrir os custos operacionais ou com quanto puderem para a manutenção do projeto.
Na loja da Vila Madalena, é possível encontrar uma variedade de hortifrútis, chocolates, óleos, bebidas, queijos e patês, tudo mais em conta.
Rua Harmonia, 123 – Vila Madalena – São Paulo/SP
De terça a sábado das 8h30 às 14h