Peixe da sorte combate deficiência de ferro na alimentação
Cozinhar com um lingote na mesma panela onde se prepara a comida é capaz de fornecer 75% da dose diária de ferro
Aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela deficiência de ferro. Um estado que pode levar à anemia, fraqueza, comprometimento da capacidade cognitiva e do desenvolvimento físico em crianças, além da queda da resistência imunológica.
No Camboja, esse problema atinge uma proporção considerável da população e uma solução simples tem mostrado que essa situação é facilmente evitável: cozinhar com um lingote de ferro.
O projeto piloto desenvolvimento pela empresa com foco social Lucky Iron Fish comprova que cozinhar com o lingote na mesma panela onde se prepara a comida é capaz de fornecer 75% da dose diária de ferro por até 5 anos.
E os resultados não demoraram a aparecer. Após nove meses do início do projeto, foi verificada uma diminuição de 50% na incidência de anemia por deficiência de ferro e um aumento dos níveis de ferro dos usuários que cozinham diariamente dessa forma.
Tanta inspiração ainda fez com que a Lucky Iron Fish desse ao lingote de ferro a forma que batiza a empresa, ou seja, um peixe da sorte. A pequena peça de ferro ainda é produzida por meio de uma cadeia responsável, tanto social quanto ambiental, já que usa mão de obra local e materiais recicláveis e biodegradáveis na sua produção.
Assista ao vídeo (com áudio em inglês e sem legendas) e entenda mais do projeto: