6 dicas para não errar na hora de escolher o ponto comercial

29/04/2016 20:51 / Atualizado em 07/05/2020 03:02

Uma das tarefas mais difíceis dos empreendedores que desejam abrir um negócio é escolher o ponto comercial. Quando o estabelecimento está localizado em um lugar sem grande visibilidade, as chances de insucesso são grandes.

O melhor ponto não é o mais barato ou o mais caro, o maior ou o menor. É aquele que possui as características físicas, adequação ao público e que propicie a melhor relação custo-benefício.

A vantagem de ser um franqueado é que as empresas franqueadoras costumam dar suporte, avaliando e sugerindo pontos mais indicados para o tipo de negócio.

Se você, no entanto, vai abrir um negócio sem apoio das franquias, confira as dicas do Sebrae.

Antes da decisão é necessário checar:

1. Se os clientes têm fácil acesso à loja;

2. Se existe a venda por impulso, ou seja, a que o cliente compra ao visualizar o produto, mesmo que não esteja propenso a comprá-lo;

3. Qual é o tráfego de pedestres no local da loja;

4. Se há concentração de comércio e o número de concorrentes;

5. Se existe a necessidade de estacionamento;

6. Se o cliente alvo tem acesso adequado à loja.