Cuidados ao investir em uma microfranquia
O investimento é não é tão alto e, em muitos casos, ainda dá pra trabalhar em casa. Essas propostas podem parecer tentadoras, mas antes de embarcar em uma microfranquia, é importante tomar alguns cuidados.
Diante de tanta oferta, o empreendedor deve buscar o máximo de informações e conversar com outros franqueados para saber quais as reais vantagens e desvantagens de se abrir aquele negócio. “As pessoas estão acreditando que a microfranquia é garantia contra o desemprego, um sustento quase garantido e não é. É importante ser bem cauteloso”, alerta o consultor Adriano Campos, do Sebrae SP.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Campos aconselha o empreendedor a tentar acesso aos documentos de operação do negócio, analisar a projeção financeira e contar com a ajuda de um advogado para analisar o contrato antes de assiná-lo
Vale lembrar que, como em todo empreendimento novo, o retorno das microfranquias não é imediato. Então, antes de investir, tenha certeza de que você terá recursos para se manter até o lucro aparecer.
Para te ajudar a avaliar as oportunidades, veja as dicas da Associação Brasileira de Franchising:
- 5 opções de franquias baratas para trabalhar em casa
- Dicas para montar um carrinho de cachorro-quente
Histórico do negócio e da franqueadora
Busque informações sobre o negócio e a franqueadora, sobre como surgiu, qual foi sua trajetória até agora, quanta experiência tem com o negócio, quando o negócio começou a ser franqueado, etc.
Imagem da marca da microfranquia
Procure avaliar qual é a imagem que a marca tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Nem todas as microfranquias já possuem uma marca largamente conhecida.
É possível em alguns casos que seja uma marca ainda nova e pouco conhecida, e até mesmo que você venha a ser um dos primeiros franqueados. Isso não é necessariamente ruim. Todas as grandes marcas nasceram pequenas e desconhecidas. O importante é que a imagem que ela tenha ou que venha a ser formada seja positiva como resultado do esforço conjunto da franqueadora com os seus microfranqueados.
Quanto dinheiro o negócio dá
Levante informações sobre o quanto uma unidade da microfranquia costuma faturar, o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês. A franqueadora lhe dará algumas referências de quanto uma unidade atinge de faturamento e de lucro. Porém, é importante considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, podendo variar bastante de unidade para unidade, e que bons resultados dependem de muito esforço e dedicação, além de fatores de mercado.