Com novos limites, marginais têm 4 acidentes com vítimas por dia
Dados foram coletados por agentes da CET
As marginais Pinheiros e Tietê registraram 117 acidentes com vítimas e duas mortes no segundo mês após o aumento do limite de velocidade nas vias. Segundo dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), é uma média de quatro casos por dia. Os dados abrangem o período de 24 de fevereiro a 26 de março.
Em janeiro, a gestão João Doria (PSDB) criou o programa “Marginal Segura”, autorizando a retomada das máximas de 90 km/h na pista expressa, de 70 km/h na pista central e de 60 km/h na pista local.
Entre 25 de janeiro e 23 de fevereiro de 2017, foram registrados 106 acidentes com vítimas. No mesmo período de 2016, quando o limite de velocidade era menor, foram registrados 46. Ou seja, os números de acidentes deste ano são 130% acima do que os do mesmo período em 2016.
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A média mensal de acidentes com vítimas nas marginais em 2016 foi de 64 ocorrências.
A redução dos limites nas marginais foi adotada pelo então prefeito Fernando Haddad (PT) em julho de 2015. Um ano após os novos limites, o número de acidentes com vítimas caiu 37,5%.
A redução das velocidades é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendou a adoção do limite de 50 km/h em áreas urbanas para diminuir os acidentes e melhorar o fluxo do trânsito nas cidades.
Outro lado
A Prefeitura de São Paulo diz que, neste ano, o número de equipes em atendimento nas marginais aumentou – de 45 para 75 agentes por turno. Portanto, argumenta que casos que antes passavam despercebidos agora são notados e registrados nesse balanço.
Em 2016, os números de acidentes se baseavam em dados consolidados em boletins de ocorrência da Polícia Civil e do Instituto Médico-Legal. Já neste ano, os casos registrados têm como base dados operacionais, indicados pelos agentes de trânsito.
Dos acidentes com vítimas no segundo mês de novos limites de velocidade, 79% envolveram motos. Doria não contabilizou duas mortes registradas pela polícia, afirmando que ocorreram em alças de acesso, e não nas marginais.