Em ações inusitadas, pedestres corrigem motoristas que pararam em cima da faixa
Ser pedestre em grandes cidades é um desafio perigoso. Infelizmente, não sou poucos os motoristas que desrespeitam regras de trânsito para proteger quem se locomove a pé, como sinalizações e a faixa de pedestres.
O que aconteceria se as pessoas reagissem em situações de abuso por parte dos motoristas? Nos vídeos a seguir, você confere três experiências de pessoas e grupos que resolveram corrigir motoristas mal-educados no trânsito.
Neste vídeo, o pedestre vai até a frente do carro parado em cima da faixa e lá permanece até o motorista corrigir o erro.
Aqui, num registro de humor, o pedestre caminha por cima do carro parado como se nenhuma irregularidade estivesse acontecendo.
Neste outro vídeo, um grupo faz uma intervenção no trânsito. Assim que o carro para em cima da faixa, eles deslocam o automóvel para o lugar correto com as próprias mãos.
Para que essas reações e intervenções de pedestres sejam cada vez menos necessárias no trânsito, separamos três orientações do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran) para motoristas e pedestres. Veja a seguir:
1) Antes de atravessar nos locais que possuem faixa de segurança e sinal de trânsito, o pedestre deve aguardar o sinal ficar vermelho para os veículos, já que nesse caso a preferência não é dele. É recomendado que o pedestre confirme que todos os motoristas atenderam à regra.
2) Quando o sinal de trânsito abre para os veículos, mas ainda há pedestres terminando a travessia pela faixa, a preferências é do pedestre. Os condutores devem aguardar que todos concluam a passagem para então prosseguir viagem.
3) Em casos de via apenas com faixa (sem sinal de trânsito), a preferência será do pedestre. É recomendado que, antes de atravessar, o pedestre indique a ação ao motorista fazendo sinal com a mão.