Organização recomenda velocidade inferior a 50 km/h nas vias
A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) publicou um relatório sobre segurança no trânsito no qual recomenda que os países adotem uma velocidade igual ou inferior a 50 km/h para diminuir o número de mortes no trânsito.
De acordo com a Brasileiros, a recomendação foi feita em resposta ao cenário das Américas: cerca de 154 mil pessoas morreram por lesões relacionadas ao trânsito em 2013. O número de mortes nesses países representa 12% do total de mortes relacionadas ao trânsito no mundo.
A Organização ressalta que o aumento da velocidade também induz a uma maior probabilidade de acidentes e da gravidade de suas consequências, principalmente aos pedestres, ciclistas e motociclistas.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Segundo o estudo, um pedestre tem menos de 20% de chance de morrer se for atropelado por um carro que circula a menos de 50 km/h, mas cerca de 60% de possibilidade se o mesmo ocorrer a 80 km/h.
As mortes entre motociclistas foram as que mais cresceram no continente americano: passaram de 15% para 20% entre 2010 e 2013.
São Paulo
Em julho de 2015, São Paulo se tornou uma das cidades que adotou a redução da velocidade nas vias. Após um ano, a medida já havia contribuído para uma queda de 38,7% nos acidentes com vítimas nas marginais. O trânsito diminuiu 8,7%.
Também o número de acidentes, segundo a CET, caiu de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período esse ano.