Pesquisa sobre mobilidade urbana revela que brasileiro deseja viver em cidades compactas

Desejo de lazer ao ar livre e uso do espaço público tiveram destaque na pesquisa realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte

28/08/2015 17:32

De acordo com dados do último censo do IBGE, mais de 84% da população moram em centros urbanos no Brasil. Nesse cenário, a Liberty Seguros, em parceria com o Instituto Teor Marketing, realizou, pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa sobre mobilidade urbana para entender as implicações desse tema no cotidiano dos habitantes das principais capitais do país.

Os dados foram coletados em entrevistas envolvendo mais de mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte. Do total de entrevistados, 60% são homens e 40% mulheres. A faixa etária média ficou nos 29,3 anos.

A empresa propôs na “Pesquisa de Mobilidade Urbana 2015” que os participantes imaginassem a cidade ideal. Independentemente de local, faixa etária e sexo dos entrevistados, para 82% deles, ela apresenta as características de uma cidade compacta, onde moradia, trabalho e compras estão, no máximo, a 20 minutos a pé.

São Paulo: modelo distante de “cidade compactada” estipulada pela pesquisa
São Paulo: modelo distante de “cidade compactada” estipulada pela pesquisa - AE

Na “cidade compacta” a dependência do carro é menor e mais serviços são oferecidos nos bairros. Mulheres e pessoas acima de 31 anos são as que mais almejam viver em cidades desse estilo, mesmo que isso represente abrir mão de algumas conquistas. Confira alguns dados: 

– 80% das pessoas querem levar até 20 minutos para o seu deslocamento até o trabalho, compras, estudo e lazer.

– Em comparação a 2014, a preferência pelo uso de automóveis caiu de 50 % para 32 %

– 65% querem mais flexibilidade no trabalho

– Para morar com mais espaço, 61% dos entrevistados aceitariam morar longe do trabalho

– Entre as capitais consultadas pela pesquisa, São Paulo é a cidade que menos compartilha, enquanto Salvador a que compartilha mais

– O público que mais compartilha é formado por jovens de até 25 anos, moradores de casas de rua e que usam transporte público

– 55% das pessoas fariam suas compras em comércio de bairro; 37 % pela internet e delivery e 9% em grandes centros comerciais

– O Rio de Janeiro é o melhor exemplo de cidade compacta, já que combina a maior parte das características de um lugar compacto, colaborativo e sustentável