Por mais bicicletas nas ruas, Paris e Madri proíbem carros no centro
Aluguel de bicicletas e incentivo ao uso do transporte público são as medidas adotadas pelas duas cidades
Enquanto pelas ruas da maior cidade do país, motoristas inveterados, ferrenhos defensores dos automóveis, bradam a plenos pulmões contra políticas alternativas de mobilidade urbana, capitais como Paris e Madri se tornam exemplos de um pensamento que privilegia, sobretudo, o meio ambiente. Desta forma, ambas livrarão as ruas do centro para dar lugar a boa e velha bicicleta.
Entre diversas medidas anunciadas recentemente, na Cidade Luz, a prefeita Anne Hidalgo anunciou que carros com placas ímpares poderão circular em dias ímpares, e carros com placas pares em dias pares. As restrições, entretanto, não valem para táxis, veículos híbridos e carros com mais de três pessoas.
Catraca Livre nas ruas de Paris
- Papai Noel chega ao Mooca Plaza Shopping em carro aberto após um passeio pelas tradicionais ruas do Bairro da Mooca no dia 10 de novembro
- 3 lugares BBB para viajar no Rio de Janeiro: bom, bonito e barato
- Dia dos Solteiros: 4 destinos perfeitos para viajar sozinho
- 9 cidades perfeitas para você curtir dias de frio no sudeste
Diante da preocupação em relação à poluição do ar, esta foi a segunda proposta anunciada pela prefeitura parisiense na última semanal. Na última, quarta-feira, a velocidade dos veículos foi estabelecida a 20 km/h, além de oferecer transporte público gratuito para diminuir o número de carros nas ruas.
Já em Madri, será proibida a circulação de carros a partir desse mês em uma área de 352 hectares. Em caso de infração, será cobrado 90 euros.
A exemplo de Paris, as autoridades locais apostam em alternativas de transporte, como o Sistema BiciMad, com aluguel de bicicletas e o incentivo ao uso do transporte público.