Quais são as cidades do futuro brasileiras?
Texto: Karina Mendes Brandão
Isso mesmo, brasileiras. Apesar de ouvirmos muito falar sobre as cidades inteligentes no exterior, é bom sabermos que essas cidades também estão no Brasil.
E se engana quem pensa que são só capitais – como São Paulo e Rio de Janeiro – se destacam: no interior do país, várias cidadezinhas se despontam como as mais inteligentes em algumas categorias, com maior potencial de desenvolvimento e, mais que isso, servem de exemplos para todas as outras espalhadas pelo território.

Mas você sabe o que são cidades do futuro?
Também conhecidas como “cidades inteligentes”, esse conceito é, hoje, muito amplo. Podemos dizer que uma cidade inteligente é uma cidade que evolui na direção de forte integração das inteligências humana, coletiva e artificial (a do espaço físico mesmo, infra-estrutura local e ferramentas públicas).
- 3 lugares para viajar de casal em São Paulo sem gastar muito
- Com campanha perfeita, Team Liquid VISA garante vaga nos playoffs do VCT Game Changers
- Café pode diminuir o risco de câncer, revela Huntsman Institute
- Milhares de brasileiros podem comemorar! Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias
Imagine um grupo de pessoas interagindo e utilizando tecnologias a fim de desenvolver economia e qualidade de vida: podemos dizer que as cidades inteligentes são formadas de grupos como este.
O que torna uma cidade inteligente não é a ausência de problemas, mas sim a forma como sua população e gestão lida com estas questões, ou seja, dando uma nova perspectiva às possíveis consequências que estes problemas tendem a trazer.
Mas afinal, quais são as cidades do futuro brasileiras?
Separando em diversas categorias – mobilidade, urbanismo, meio ambiente, segurança, energia, e mais outras 6 – o Connect Smart Cities rankeou as cidades de destaque em cada uma delas.
> > Confira aqui o ranking das cidades inteligentes.
Conteúdo via Pegcar | Aluguel de carro compartilhado