Audiência pública sobre o projeto ‘Paulista Aberta’ acontece neste sábado
A Prefeitura de São Paulo irá realizar uma audiência pública no vão livre do Masp no próximo sábado (19), às 10h, para que a população dê sua opinião sobre a iniciativa de abrir a avenida Paulista para lazer aos domingos. Confirme sua presença no debate aqui.
Organizações e voluntários que integram o movimento PaulistaAberta convocam simpatizantes à causa para participar da audiência. “Precisamos mostrar que essa é uma demanda da própria sociedade civil. Sugestões sobre como essa política pública deve ser executada também são muito bem-vindas”, diz Guilherme Coelho, articulador da mobilização.
Nos meses de setembro e outubro, acontecerão também audiências em outras subprefeituras para que o poder público conheça as demandas locais de abertura de ruas para lazer em outras regiões de São Paulo.
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- Passeio guiado gratuito para conhecer a Avenida Paulista a fundo
- 7 restaurantes e cafés para comer na Avenida Paulista
A partir dessas contribuições, a prefeitura fará uma avaliação do melhor formato para o projeto de avenidas de lazer na cidade. Saiba mais sobre a audiência na sua subprefeitura neste link.
Comerciantes e hospitais aprovam Paulista aberta
Segundo o movimento PaulistaAberta, a primeira audiência para debater o projeto ocorre dois anos depois da primeira mobilização pela abertura da avenida. Em setembro de 2013, as organizações Sampapé e Minha Sampa começaram a pressionar o poder público pela abertura da avenida. Atualmente, mais de 30 organizações integram o movimento.
O projeto foi testado nos eventos de inauguração das ciclovias das avenidas Paulista e Bernardino de Campos, em junho e agosto, respectivamente. Após esses testes, uma pesquisa realizada pelo movimento comprovou que 75% dos comércios da avenida que ficam abertos aos domingos são favoráveis ou indiferentes à medida.
Além disso, a maioria dos hospitais da região da Paulista afirmou que não se opõe à abertura da via para pedestres e ciclistas aos domingos.